sábado, 8 de junho de 2024

Reel Around the Fountain (1984) - The Smiths

 

A música dos Smiths é apresentada aqui regularmente. Eles são um grupo punk-pop inglês considerado uma das bandas mais importantes a emergir da cena musical independente britânica da década de 1980. Eles são uma das minhas bandas favoritas. Cheguei à música deles no final da minha jornada musical. Estou aliviado por ter feito isso, mas é uma pena não ter aprendido a apreciá-los na minha adolescência, quando eles entraram em cena. Reel Around the Fountain é a primeira faixa do álbum de 1984,  The Smiths . A faixa foi escrita por Morrissey e composta por Johnny Marr. The Smiths  foi um sucesso comercial, alcançando a posição número 2 na parada oficial de álbuns e permanecendo na parada por 33 semanas.

A faixa de hoje, Reel Around the Fountain, causou muita polêmica por causa da letra da música. Alguns alegaram que glorificava a pedofilia e era basicamente uma música sobre um adulto preparando uma criança para fazer sexo. Duvido muito que esteja endossando o abuso infantil. “ As pessoas não veem valor em você… “…. isso parece ser solidário com a vítima, possivelmente agora uma pessoa idosa socialmente disfuncional.

Algumas das letras são realmente confusas e vagas, versos como: “ É hora de contar a história, De como você pegou uma criança E você a envelheceu ” e “ Oh, as pessoas disseram que você era facilmente conduzido E elas estavam meio certas Ah, eles, ah, eles estavam meio certos, ah ”. Morrissey negou as acusações muitas vezes. Ele foi citado em uma entrevista à  Rolling Stone  dizendo que a música era sobre “ a perda da inocência, que até que alguém tenha um compromisso físico com outra pessoa, há algo infantil na alma. ”De qualquer forma, é uma bela melodia com letras de arranhar a cabeça, com certeza.

[Verse 1]
It’s time the tale were told
Of how you took a child
And you made him old
It’s time the tale were told
Of how you took a child
And you made him old
You made him old

[Pre-Chorus]
Reel around the fountain
Slap me on the patio
I’ll take it now
Oh, woah-woah-woah-woah-woah-woah

[Chorus]
Fifteen minutes with you
Well, I wouldn’t say no
Oh, people said that you were virtually dead
And they were so wrong
Fifteen minutes with you
Oh, well, I wouldn’t say no
Oh, people said that you were easily led
And they were half-right
Oh, they
Oh, they were half-right, oh

[Verse 2]
I dreamt about you last night
And I fell out of bed twice
You can pin and mount me like a butterfly
But, “Take me to the haven of your bed”
Was something that you never said
Two lumps, please, you’re the bee’s knees
But so am I

Marr contou  ao Mojo  em outubro de 2012 sobre como escrever a melodia da música:

“A melodia veio de mim tentando tocar a música R&B de Jimmy Jones, Handy Man. Eu ouvi isso quando criança, em uma jukebox, quando saí de férias aos 12 ou 13 anos. Gostei da mudança de acordes e como estava de férias tive que lembrar, pois não tinha violão comigo. Então, na época em que a banda foi formada, alguém colocou isso em uma fita de compilação, então Joe Moss e eu estávamos no Crazy Face uma manhã e ele tocou, então estava no ar e quando tentei tocá-lo, uma série de estranhas mudanças de acordes caiu dos meus dedos.”



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

West, Bruce And Laing - Why Dontcha (1972)

  Ano:  novembro de 1972 (CD 19???) Gravadora:  Columbia Records (EUA), CK 31929 Estilo:  Hard Rock País:  Londres, Inglaterra Hora:  39:38 ...