domingo, 28 de julho de 2024

Bauhaus "Press the Eject and Give Me the Tape" 1982

 



Em ocasiões anteriores , fiz The Cramps and Fuzztones, cujas palhaçadas de Halloween se encaixam na descrição. Mas se você quiser ver algo realmente assustador, dê uma olhada no esqueleto de Peter Murphy no clipe abaixo: Ele não é um inofensivo travesso de Halloween, ele parece um psicopata desnutrido e perturbado. O que me lembra do meu primeiro contato com a Bauhaus: no meu primeiro ano na universidade, outro aluno me emprestou alguns de seus LPs como uma introdução ao pós-punk/new wave. Entre eles, se bem me lembro, " From the Lion's Mouth " do The Sound, "Kicking Against the Pricks" do Nick Cave, "Enter The Sisters" do The Sisters Of Mercy e "Press the Eject and Give Me the Tape" do Bauhaus. Ótimas escolhas, todas. Ele me disse que o Bauhaus foi seu primeiro show de rock e que ele se sentiu ao mesmo tempo exultante e assustado pra caramba, um garoto de 15 anos sozinho entre punks e góticos mais velhos e intimidadores, assistindo a essa banda assustadoramente intensa . Eu ri da descrição dele, mas ouvindo esse álbum ao vivo novamente (pela primeira vez depois de 20 anos) eu entendi: Essas podem não ser todas tão boas quanto as versões de estúdio, mas você não pode vencê-las em paixão e intensidade. O som da banda é mais punk e agressivo do que no estúdio, enquanto Murphy busca o efeito teatral máximo, olhando e gritando em vez de tentar cantar corretamente. Só posso imaginar como seria testemunhar essas apresentações pessoalmente. A lista de faixas é forte, compilando suas melhores músicas na época (eles tinham lançado apenas 2 álbuns até então, então não havia muito o que escolher) com algumas raridades como "Rose Garden Funeral Of Sores". Diz "Virgin mary estava cansada/Tão cansada/Cansada de ouvir fofocas/Fofocas e reclamações/Elas vieram da porta ao lado...De todos os tipos de/Prostitutas desleixadas". É um cover de John Cale, mas ninguém diz "prostitutas desleixadas" melhor do que Peter Murphy. É a segunda música do álbum, depois da abertura punk "In the Flat Field" com sua bateria rolante e guitarra estridente. "Dancing" ostenta uma linha de baixo incrível e um saxofone uivante que evoca imagens de uma discoteca tomada por lobisomens - pelo menos para aqueles de nós que estão familiarizados com filmes de lobisomens. " The Man With X-Ray Eyes" é lento e muito teatral. Tenho certeza de que foi ótimo ao vivo, mas no disco não se traduz tão bem.  "Bela Lugosi's Dead" é ​​a música que melhor define o Bauhaus (e o gótico): os efeitos assustadores, o baixo ameaçador, os vocais sobrenaturais e aquelas letras... Ela dura 10 minutos sem nunca perder a ferocidade." The Spy In The Cab" e o mais lento " Hollow Hills" também enfatizam o elemento de terror, mas se destacam menos. Então, voltamos à discoteca do lobisomemcom o baixo "Kick In The Eye" e " In Fear Of Fear". " Stigmata Martyr" é outra performance apaixonada de uma canção Bauhaus quintessencial com vocais dramáticos e guitarras buzzsaw. O álbum original terminou com um " Dark Entries" implacavelmente ritmado seguido por algumas palavras para o engenheiro de som: "p ress the eject and give me the tape". A versão em CD continua com 5 faixas extras ao vivo do mesmo período. A gravação é um pouco abaixo da média, mas versões das subestimadas " Terror Couple Kill Colonel" e " Of Lillies And Remains" são bem-vindas. " Double Dare",  "In The Flat Field" e " Hair Of The Dog" são um tanto confusas, assim como uma versão de " Waiting For The Man" dos Velvets com Nico nos vocais convidados. Confuso ou não, um dueto como esse merece ser ouvido. Bem, é hora de encerrar e me preparar para assistir a uma maratona de filmes de terror clássicos com minha garota. Deixo vocês com alguns versos de Bela Lugosi : 

The bats have left the bell tower
The victims have been bled
Red velvet lines the black box
Bela Lugosi's dead (Undead undead undead)
The virginal brides file past his tomb
Strewn with time's dead flowers
Bereft in deathly bloom
Alone in a darkened room
The count
Bela Lugosi's dead
Undead undead undead





Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

STRAWBS ● Strawbs ● 1969 ● Reino Unido [Prog Folk]

A banda  STRAWBS  foi criada em 1964 como  STRAWBERRY HILL BOYS , enquanto os membros fundadores estavam no St Mary's Teacher Training C...