terça-feira, 23 de julho de 2024

Nº1 Wings Over America – Wings, Janeiro 22, 1977

 Producer: Paul McCartney

Track listing: Venus and Mars / Rock Show / Jet / Let Me Roll It / Spirits of Ancient Egypt / Medicine Jar / Maybe I’m Amazed / Call Me Back Again / Lady Madonna / The Long and Winding Road / Live and Let Die / Picasso’s Last Words / Richard Cory / Bluebird / I’ve Just Seen a Face / Blackbird / Yesterday / You Gave Me Answer / Magneto and Titanium Man / Go Now / My Love / Listen to What the Man Said / Letting Go / Band on the Run / Hi, Hi, Hi / Soily


22 de janeiro de 1977
1 semana

Com a turnê Wings Over America de 1976  , Paul McCartney estava tentando se reconciliar com seu passado e se afastar dele. A turnê — parte de uma jornada de 13 meses por 10 países — marcou a primeira aparição de McCartney em um show americano em uma década. Também contou com McCartney tocando várias músicas dos Beatles nunca tocadas no palco antes.

“São ótimas músicas… Eu simplesmente decidi no final, isso não é grande coisa. Eu as faria”, disse McCartney em Chet Flippo's Yesterday: The Unauthorized Biography of Paul McCartney . Para documentar a ocasião, McCartney optou por gravar todos os shows da turnê, o melhor dos quais apareceu no álbum triplo Wings Over America.

Mesmo que McCartney estivesse incluindo material dos Beatles em seu set, parte de sua motivação para pegar a estrada com o Wings era desmascarar um pouco da magia que cercava seu antigo grupo. “A ideia por trás do Wings é ter uma banda em turnê para que sejamos apenas uma banda”, disse McCartney a Ben Fong-Torres na Rolling Stone , “em vez de todo o mito dos Beatles”.

Quando o Wings pegou a estrada, a banda era uma máquina bem polida. “Com os Beatles”, McCartney disse à Rolling Stone , “podemos ensaiar por três dias. Passamos meses ensaiando com o Wings.”

Incluídos no set ao vivo da banda estavam sucessos dos Wings como "Live and Let Die", "My Love", "Listen to What the Man Said", "Band on the Run" e "Silly Love Songs". Mas a verdadeira novidade foi a inclusão de clássicos dos Beatles como "Lady Madonna", "The Long and Winding Road", "I've Just Seen a Face", "Blackbird" e "Yesterday". Se tocar as músicas ao vivo com os Wings não fosse uma declaração suficiente, McCartney deu um passo adicional ao inverter os créditos de composição das músicas no álbum para ler "P. McCartney-J. Lennon", em vez do tradicional "Lennon-McCartney".

Wings também incluiu algum material externo e músicas desconhecidas, incluindo um cover de "Richard Cory" de Paul Simon, "Go Now" do Moody Blues, que o guitarrista do Wings, Denny Laine, cantou quando era membro da banda, e a original de McCartney, "Soily", que estreou como álbum pela Wings Over America .

Em sua quinta semana na parada, Wings Over America subiu ao topo, tornando-se o quinto consecutivo e último Wings a chegar ao topo da parada. A banda continuou a gravar mais dois álbuns de estúdio — London Town de 1978 (que chegou ao número dois) e Back to the Egg de 1979 — antes de McCartney oficialmente seguir a rota solo novamente.

“É muito difícil para mim avaliar Wings porque eles vieram depois dos Beatles”, disse McCartney ao seu boletim informativo para fãs Club Sandwich . “Então, para mim, sempre houve um sentimento de decepção porque os Beatles eram tão grandes que qualquer coisa que eu fizesse tinha que comparar diretamente com eles... Eu teria me sentido muito melhor sobre Wings se tivesse acontecido por conta própria, antes dos Beatles ou com um intervalo decente depois. Mas aconteceu logo depois dos Beatles, o que foi lamentável. Eu sei o porquê, no entanto — eu precisava continuar na música. Eu não queria me aposentar ou fazer qualquer outra coisa.”

OS CINCO PRINCIPAIS
Semana de 22 de janeiro de 1977

1. Wings Over America, Wings
2. Hotel California, Eagles
3. Songs in the Key of Life, Stevie Wonder
4. Boston, Boston
5. The Best of the Doobies, Doobie Brothers


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Immaculate Fools - Searching For Sparks. The Albums 1985-1996 (2020 UK)

Immaculate Fools foi um grupo de pop/rock formado em 1984 em Kent (Reino Unido) e teve seu maior sucesso no Reino Unido em 1985 com o single...