quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Nº1 City to City — Gerry Rafferty, Julho 8, 1978

 Track listing: The Ark / Baker Street / light Down the Line / City to City / Stealin’ Time / Mattie’s Rag / Whatever’s Written in Your Heart / Home and Dry / Island / Waiting for the Day

8 de julho de 1978
1 semana

Na época em que o Stealers Wheel ganhou destaque nos Estados Unidos com o single de sucesso "Stuck in the Middle with You", o problema já estava se formando na banda. Embora o cantor/guitarrista Gerry Rafferty, que havia saído do grupo, tenha voltado após o sucesso do single, as coisas nunca mais foram as mesmas. "O Stealers Wheel tinha um grande potencial", diz Rafferty. "Infelizmente, seu potencial nunca foi concretizado, então eu praticamente decidi que seguiria uma carreira solo."

Não foi a primeira tentativa de Rafferty de seguir sozinho. Após a separação de um grupo anterior, o folk-based Humblebums, Rafferty gravou Can I Have My Money Back? em 1971 (não foi lançado na América até 1973). A segunda tentativa de Rafferty em uma carreira solo demorou um pouco para decolar. Após a dissolução do Stealers Wheel, ele se viu enredado em uma teia de problemas legais envolvendo a banda. "Depois que o Steelers Wheel terminou, eu estava morando na Escócia com minha esposa e filho, e eu tinha que fazer visitas frequentes a Londres para resolver a bagunça legal", ele lembra. Esses problemas impediram Rafferty de gravar por dois anos, mas suas viagens frequentes a Londres serviriam de inspiração para alguns de seus novos materiais. "Eu costumava ficar em Londres por quatro ou cinco noites por vez. Passei muito tempo vagando por Londres, me perguntando se eu seria capaz de sair dessa bagunça terrível", diz Rafferty.

Embora Rafferty tenha escrito “Baker Street” em casa, na Escócia, a música era sobre suas experiências em Londres. “É sobre o sentimento de estar sozinho em uma cidade e quão grande uma cidade pode ser e quão pequena e insignificante uma pessoa pode se sentir diante dela”, ele diz.

O riff característico da música, tocado por Raphael Ravenscroft no saxofone, sempre fez parte da música, mas Rafferty não tinha o saxofone em mente inicialmente. “Senti que em um ponto eu escreveria a letra para essa parte e a cantaria”, diz Rafferty, “mas uma vez que a estrutura real da música se formou, percebi que seria uma boa passagem instrumental, mas eu não sabia qual instrumento seria apropriado.” Rafferty tentou violão e piano, antes de decidir pelo sax.

A faixa “Right Down the Line”, escrita para a esposa de Rafferty na época, também foi inspirada pelos problemas legais. “Ela ficou ao meu lado em alguns momentos realmente difíceis”, ele diz. “Era apenas minha maneira de dizer obrigado.”

A balada “Whatever's Written in Your Heart” é “uma das minhas músicas favoritas que escrevi nos últimos 25 anos”, diz Rafferty, enquanto a abertura do álbum, “The Ark”, que apresenta violinos e bandolim, reflete sua formação em música folk escocesa e irlandesa.

City to City
 foi gravado “praticamente ao vivo”, diz Rafferty, no Chipping Norton Studios em Londres, exceto por alguns overdubs de guitarra. “Era uma boa banda com um grupo de pessoas realmente talentosas”, diz Rafferty. “Havia algo sobre a química que realmente clicou.”

Em junho de 1978, "Baker Street", o segundo single do álbum, subiu até o número dois na Hot 100, mas não conseguiu destronar "Shadow Dancing" de Andy Gibb. No entanto, Rafferty acabaria se vingando dos Gibbs, já que City to City encerrou o reinado de seis meses no topo das paradas de Saturday Night Fever , com os irmãos mais velhos de Andy, os Bee Gees. "Foi uma surpresa incrível para mim", diz Rafferty. "Eu ficaria feliz se o álbum tivesse vendido 200.000 no Reino Unido e na Europa."

THE TOP FIVE
Semana de 8 de julho de 1978

1. City to City, Gerry Rafferty
2. Saturday Night Fever, Soundtrack
3. Natural High, Commodores
4. Some Girls, The Rolling Stones
5. Stranger in Town, Bob Seger & the Silver Bullet Band


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Verbas Xeitosas [Discografia]

Os dois discos editados pela formação galega Verbas Xeitosas, composta por Ricardo Seixo, Xaime Mejuto, Xosé Lois Silva e Xosé Carlos García...