sábado, 14 de setembro de 2024

The Waterboys "Cloud of Sound" 2002-2012 (reprodução) 2012 (compilação)


Quando me perguntam sobre meus grupos favoritos, geralmente não menciono The Waterboys. Por que , não sei. Eles escapam da minha mente, eu acho: eu amo os álbuns deles, toco eles até a morte há quase 30 anos. Eu os vi ao vivo três ou quatro vezes, e todas as vezes eles foram fantásticos. Depois do show de ontem no Ancienne Belgique , decidi atualizá-los para um dos meus favoritos. Eles têm músicas tremendas e dois excelentes frontmen no cantor Mike Scott e no violinista Steve Wickham, que subiu no palco com um chapéu e um casaco saídos de um  drama dickensiano da BBC . Sua última encarnação é uma combinação de blues rock compacta e funky, com metade deles vindo do sul dos Estados Unidos: o guitarrista vem de Austin (TX), o organista de Memphis (TN) e no baixo você tem o veterano do Muscle Shoals (AL) David Hood. Então você tem um baterista inglês que eles chamam de The Professor, Steve Wickham, que vem de Dublin, Irlanda e, claro, o fundador do grupo Mike Scott é um escocês de Edimburgo. Depois do show, me sentindo eufórico, olhei para o balcão de camisetas em busca de uma lembrança e saí com este CD. Pode ser um pouco simples de se olhar, mas não é esse o ponto. É um daqueles CDs somente para turnês e compreende outtakes de estúdio e algumas gravações ao vivo do período de 2002-2012. É uma edição limitada de 5000 cópias - todas supostamente autografadas por Mike, mas acho que ele se cansou depois de autografar algumas centenas, porque as que estavam no balcão não estavam. Os detalhes da gravação estão disponíveis no site oficial .
O que é esse CD branco? Nunca vi nas lojas
"Winter Blows" é uma ótima abertura lírica. Foi escrita há 30 anos, mas deixada de fora do álbum "This Is The Sea" porque supostamente era muito parecida com " The Pan Within". Esta versão foi gravada em 2002 e dublada mais tarde.  "Girl In The Swing" é uma música ao vivo que me lembra muito o Nick Cave dos últimos dias. O motivo, tenho certeza, é que o violino de Wickham aqui é muito alto e distorcido , lembrando o som do violinista Warren Ellis do The Bad Seeds. Scott usa sua voz de cantor/narrador. " Siochain Iona" é fan-tástico. Eu gostava quando era chamado de "Peace of Iona". Agora que é cantado em gaélico e o violino vem mais à tona, eu absolutamente adoro . "Killing My Heart" é uma versão ao vivo ardente daquele clássico dos Waterboys, com um órgão Hammond incrível. " Barbara Allen" é uma antiga balada folk inglesa e " Vigilante" uma peça de blues com um tema fora da lei, culminando em um solo dramático de violino. Se Tarantino fizer outro faroeste, ele poderia usá-lo para a trilha sonora. "The Serpent's Head" é ​​um instrumental de estilo celta que leva a "The Seven Woods", a leitura de um poema de WB Yeats com um pano de fundo de sintetizadores atmosféricos. Se você ouviu " An American Prayer " do The Doors, é meio que na mesma linha. "Silent Fellowship" é uma peça melódica serena, lançada anteriormente em forma diferente como parte do álbum "Universal Hall". "Straight With the Medicine" é uma demo acústica rápida com uma forte vibração de Bob Dylan por volta de 2000. "The Passing of the Shee" é um poema de John Millington Synge, inspirado na tradição irlandesa. A música soa como uma reprise fracassada dos momentos mais experimentais de Tom Waits. "Mr. Wickham Composes" é uma música improvisada de violino ao vivo e "Seek The Light" é a versão completa de uma faixa do "Universal Hall". É caracterizada por batidas eletrônicas, sintetizadores e efeitos, o tipo de improvisação de estúdio que muitas vezes acabava em lados B de singles, quando eles realmente lançavam singles . O mesmo com "Vampire's Head". "Savage Earth Heart" é uma versão improvisada e hard-rock ao vivo dessa  faixa inicial do Waterboys que eles costumavam usar como encerramento de set. No geral, este CD é tão bom quanto se pode esperar de uma compilação de sobras não destinada a um lançamento mais amplo. Bastante bom como uma lembrança de show ou para os completistas do Waterboys, não tão bom como uma introdução à banda.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kate Bush - Hounds of Love (1985)

Hounds of Love   (1985) Kate Bush Kate Bush  com o sobrenatural sempre foi um tema marcante em sua ilustre discografia, mas em nenhuma outra...