sábado, 14 de setembro de 2024

Wipers "The Power in One" 1999

 



Greg Sage no Rodon Club na primavera de 89 foi um dos primeiros doze shows que eu já testemunhei. Eu me lembro dele como um dos maiores também. Às vezes eu me pergunto se aqueles primeiros shows me impressionaram tanto porque eu não tinha muito para comparar - mas não , até aquele momento eu já tinha visto Bruce Springsteen, The Ramones, Nick Cave, Pink Floyd, Eric Burdon - essa foi  realmente uma competição incrível. Antes do show eu estava um pouco decepcionado porque eu só veria Sage e não The Wipers como uma banda. Mal sabia eu que Greg Sage (mais qualquer baixista e baterista) era  o Wipers. Eu não saberia dizer quais músicas ele tocou naquela noite e eu não acho que ele fosse um grande showman, eu só me lembro de ficar hipnotizado pelos sons incríveis que ele produzia com sua guitarra e pensar que não é preciso ter uma ótima voz para ser um grande cantor, desde que ele cante com sentimento genuíno. Os Wipers foram rotulados como "punk" porque eram uma banda barulhenta e underground que surgiu em 1977, o ano zero do punk . Mas, na verdade, eles estavam uma década atrasados ​​ou uma década adiantados - canalizando o espírito de Jimi Hendrix e prenunciando a chegada do Grunge (Cobain era um grande fã). Sua marca registrada eram os riffs galopantes e o som de guitarra torrencial  e distorcido. "The Power in One" é seu último lançamento e, até onde eu sei, o último disco com Greg Sage. Uma grande perda para o rock alternativo, apesar de poucos terem notado sua ausência. Ele teria menos de 50 anos quando parou e ainda não deve ter mais de 62-63 (então ainda se pode esperar por um retorno, por mais improvável que seja). Como declaração final, este álbum não é um canto do cisne nem revela qualquer murchamento de sua arte. Se há alguma crítica a ser lançada em seu caminho, seria uma de complacência . É Wipers vintage do começo ao fim, a única diferença é que a essa altura a banda encolheu para uma dupla - Greg Sage nos vocais, baixo e guitarras multitrack e Steve Plouf na bateria. Então acho que este álbum tem um título apropriado - sem ofender o sr. Plouf, mas este é realmente um show de um homem só . Ele abre com o som metálico de "The Fall" e continua com o mais sombrio "Power in One" (imagine o Cure antigo com Hendrix na guitarra). "Shaken" e "Rest Of My Life" são Wipers vintage: tão bons quanto o que eles fizeram em seu apogeu, mas soam muito parecidos - é isso que eu quis dizer com complacência . "Rocket" e "Ship Of Dreams" também são feitos do mesmo tecido."Misleading" é um rock de garagem ardente e "I'll Be Around" uma canção muito curta (2'18'') com um refrão memorável - para variar. Se ao menosDJs de rock estavam ouvindo... "Still Inside Of Me" é outra performance forte com um riff crocante, guitarra solo serpenteante e vocais apaixonados. No resto do álbum, o ritmo diminui um pouco e dá lugar aos riffs lentos e pesados ​​de "Losers' Revenge" e à psicodelia nebulosa de "Stay Around". As últimas músicas poderiam ter saído do álbum solo semiacústico de Sage. A "Take It Now" de andamento médio também me lembra um pouco do Cure atmosférico do início, enquanto duas "baladas" lentas fecham o álbum: a distorcida "What's Wrong?" e a acústica "Too Many Strangers". Apresentarei a maior parte da discografia dos Wipers neste blog, mas você não precisa esperar até lá para ter uma visão completa - vou lhe dar uma dica : os quatro primeiros álbuns são obras-primas e o resto vale a pena ter, então se você encontrar um, não hesite e adicione-o à sua coleção.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kate Bush - Hounds of Love (1985)

Hounds of Love   (1985) Kate Bush Kate Bush  com o sobrenatural sempre foi um tema marcante em sua ilustre discografia, mas em nenhuma outra...