terça-feira, 10 de setembro de 2024

Trilhas sonoras de Eleni Karaindrou para os filmes de Theo Angelopoulos

 Na terça-feira, 24 de janeiro de 2012, Theo Angelopoulos estava atravessando a rua em Pireu, no local de filmagem de seu próximo filme. O título seria The Other Sea, o segmento final de sua trilogia sobre a Grécia moderna. O filme pretendia abordar os problemas preocupantes enfrentados pela Grécia: greves, imigrantes ilegais, aumento da taxa de suicídio, desemprego e violência, com uma história de fundo de uma companhia de teatro tentando encenar a Ópera dos Três Vinténs de Bertolt-Brecht. Ele levou seu visor com ele para visualizar a cena que planejava filmar no dia seguinte. Uma motocicleta conduzida por um funcionário no set o atingiu no meio da rua. O diretor foi levado ao hospital, onde morreu após algumas horas de ferimentos na cabeça. Foi um final trágico para o que teria sido a nona colaboração entre Angelopoulos e a compositora Eleni Karaindrou, que desde 1984 criou uma das coleções mais impressionantes de trilhas sonoras de filmes da história do cinema moderno. Esta é a história dessa colaboração, oito filmes no total, e a música que embeleza os visuais impressionantes capturados nesses filmes.

Eleni Karaindrou e Theo Angelopoulos1

Eleni Karaindrou e Theo Angelopoulos

A carreira de Karaindrou começou como pianista clássica. Ela se mudou para Paris durante a junta militar grega no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e começou a ter aulas de orquestração. Ela rapidamente percebeu que estava atraída pelo mundo da composição musical. Ela também estava tendo aulas de etnomusicologia, e seu interesse em música étnica se tornaria crítico em sua música para filmes. Ela é conhecida por seu trabalho como compositora de filmes, mas tem uma carreira ainda mais prolífica em outras mídias. Ela escreveu música para mais de 60 produções teatrais, filmes de TV e séries desde 1975: “Eu nunca planejei me tornar uma compositora de filmes. Meu grande amor é o teatro. Eu escrevi peças para peças de Pinter, Goldoni, Chekhov e Shakespeare. Para filmes, eu geralmente componho a música com antecedência, mas com o teatro a música vem no final. Você vai algumas vezes aos ensaios, mas só começa a compor três ou quatro semanas antes da estreia.”

Eleni Karaindrou 1

Karaindrou conheceu Theo Angelopoulos em 1980, quando ouviu sua música para o filme Wandering, do diretor Hristoforos Hristofis. Ele pediu a ela, junto com outros dois compositores, para escrever a música para seu filme Alexandre, o Grande. Compartilhar o papel de composição musical entre os compositores provou ser uma ideia malfadada. Karaindrou lembra: "Finalmente concluí que isso era por insegurança, ou ele ainda não havia adquirido um senso de cooperação com um compositor. Ele finalmente conseguiu Chalaris Christodoulos, que fez um trabalho muito bom." Em 1982, ela ganhou um prêmio no Festival Internacional de Cinema de Thessaloniki em 1982 por outro filme de Hristofis, Rosa, para o qual compôs a bela Canção de Rosa. Theo Angelopoulos foi presidente do júri naquele festival.


Agora um compositor de trilhas sonoras muito mais conhecido, Angelopoulos a chamou para trabalhar no filme Viagem a Citera, sobre o pai de um cineasta de sucesso que, ao retornar do exílio na União Soviética, descobre que sua vila está se transformando em uma estação de esqui para turistas da Europa Ocidental.

eleni karaindrou - taxidi sta kythira_front

Viagem a Citera

Angelopoulos estava ouvindo o concerto para dois bandolins de Vivaldi ao escrever o roteiro do filme e em algum momento teve a ideia de incluir variações do concerto ao longo do filme. Karaindrou escreveu dois motivos principais que se repetem com arranjos diferentes em várias cenas. O primeiro é uma peça orquestral que é usada para a abertura do filme. A trilha sonora de Voyage to Cythera marca a primeira de muitas aparições nos projetos musicais de Eleni Karaindrou por um dos instrumentistas mais críticos em seus discos: “Enquanto eu estava trabalhando neste filme, conheci Vangelis Hristopolus, o oboísta que é meu colaborador regular desde então. Ele está presente em todos os meus projetos. Quando ouvi seu oboé alto pela primeira vez, foi uma experiência tão emocionante que me fez chorar.”

O segundo motivo é uma canção folclórica com letra de Karaindrou, apresentada algumas vezes no filme com diferentes interpretações, incluindo jazz e rock, a mais autêntica como uma Rebetiko grega cantada pelo famoso cantor George Dalaras.


Eleni Karaindrou George Dalaras Viagem a Cythera

Eleni Karaindrou com George Dalaras

Angelopoulos adorava criar filmes em trilogias. Na década de 1970, ele se concentrou na história da Grécia moderna em sua primeira trilogia: Days of '36, The Travelling Players e The Hunters. Voyage to Cythera foi o primeiro de um trio de filmes conhecido como Trilogy of Silence, e foi o primeiro filme do diretor ambientado inteiramente no presente. O segundo filme dessa trilogia, The Beekeeper, foi lançado em 1986. Marcello Mastroianni interpreta um apicultor solitário dirigindo um caminhão pela Grécia, que se envolve com um jovem caroneiro. Karaindrou escreveu algumas das músicas folclóricas gregas mais cativantes em seu repertório para este filme, incluindo To Vals Tou Gamou (The Wedding Waltz).


Karaindrou relembra um episódio do filme: “Há uma cena em The Beekeeper em que Marcello Mastroianni dança com sua filha antes de partir em uma viagem. E no final dessa jornada ele cometerá suicídio, então essa dança também é uma despedida. Eu encontrei uma maneira de expressar essa tristeza, e Theo filmou a cena com base na minha música.”

O Apicultor

O Apicultor

A trilha sonora do filme é única por sua colaboração entre o compositor e o saxofonista norueguês Jan Garbarek, um sonho realizado depois de “anos que passei em praias ouvindo seu som”. Ela foi apresentada à sua música pela primeira vez após ouvir seu álbum Places de 1978: “Quando ouvi sua peça Reflections, senti que havia encontrado algo muito próximo ao meu coração e ao meu país. Há um forte sabor balcânico ali. E quando escrevi o tema para o Beekeeper, entendi muito rapidamente que apenas Jan poderia fornecer as cores necessárias.”

Sem perceber na época que ela poderia facilmente obter seu número de telefone através da gravadora ECM para a qual Garbarek gravou vários álbuns, ela o adquiriu através do Teatro Nacional de Oslo. Depois de fazer contato, ela voou para encontrar Garbarek e deu a ele a música escrita para uma série de peças que ela compôs. Garbarek as gravou prima vista, lendo a partitura à primeira vista na sessão de gravação. O resultado foi algo que poderia facilmente ter vindo de uma das gravações atmosféricas de Garbarek para a ECM, como em Thema Tou Apoheretismou Kai Vals (A Onda do Casamento).


Angelopoulos tinha algumas reservas sobre incluir Garbarek na trilha: “Ainda não tenho certeza se ela estava certa ou não. Foi decisão dela usar o saxofonista Jan Garbarek para The Beekeeper. É verdade, nesta ocasião não era exatamente jazz que ele estava tocando (embora ele toque bastante jazz com Keith Jarrett e outros), mas algo muito mais próximo da música folclórica grega. A trilha sonora é algo entre os dois, não exatamente um nem outro. Estou satisfeito com a música; no entanto, me pergunto se não havia outras soluções, pois ainda há algo que me incomoda, a sensação de que às vezes a música não está suficientemente integrada na imagem.”

Eleni Karaindrou Jan Garbarek O Apicultor

Eleni Karaindrou com Jan Garbarek

Landscape in the Mist veio em 1988, um dos filmes mais comoventes de Angelopoulos sobre uma adolescente e seu irmãozinho que fogem de sua pequena cidade em busca do pai ausente, que supostamente imigrou para a Alemanha. Entre pegar trens e caronas, eles fazem amizade com um jovem que os ajuda no caminho. O filme não sentimentaliza as experiências de seus personagens e as condições de suas vidas. Angelopoulos disse sobre o filme: “Não costumo assistir meus filmes e, quando assisto, vejo imediatamente as coisas de que não gosto, que poderia ter feito de forma diferente. Mas há filmes com os quais não fiquei feliz no início, que lentamente desenvolveram vida própria e dos quais agora gosto mais. Por exemplo, Landscape in the Mist. Hoje, acho que é um dos filmes mais tocantes que já fiz — na verdade, adoro esse filme.” Para a cena final do filme, quando as crianças estão na fronteira alemã e caminham em direção a uma árvore ao longe, Karaindrou escreveu o melancólico Adagio para Cordas e Oboé.


Em uma entrevista, Karaindru disse sobre seu estilo de trilha sonora de um filme: “A música de filme americana que segue a ação, isso é apenas muito barulho. Claro que eles também fizeram coisas bonitas, por exemplo, por Bernard Hermann. Mas eu me sinto especialmente relacionada a compositores como Delerue, Duhamel (compositor de Pierrot le Fou) e Rota.”

kinopoisk.ru

Paisagem na névoa

Karaindrou refletiu sobre a tristeza em sua música: “Eu expresso minhas emoções na minha música. Certas coisas me machucaram, o fato de minha mãe ter morrido quando eu tinha sete anos, a mudança do campo para Atenas. Quando criança, eu corria descalça pela floresta, a água corrente, a neve. Eu perdi isso. Depois veio a ditadura grega, todos esses são exemplos de separação e perda. No entanto, não acredito que minha música expresse melancolia negra. Ela não te quebra. Você sente uma dimensão mais profunda da vida. Talvez nostalgia seja uma palavra melhor para descrevê-la.”

Eleni Karaindrou 2

Em 1991, Angelopoulos embarcou em outra trilogia, desta vez sobre fronteiras. No primeiro filme dessa trilogia, The Suspended Step of the Stork, Angelopoulos captura a desesperança e a confusão da política. Um jornalista de TV vê uma alma perdida em uma vila de refugiados e acredita que ele é um político que desapareceu do Parlamento grego. O jornalista procura a esposa do político para confirmar suas suspeitas e se envolve romanticamente com a filha do homem, que está prestes a se casar com um jovem do outro lado da fronteira. Novamente, a cena final é visualmente impressionante e musicalmente emocional e nostálgica.


Karaindrou: “Meu relacionamento com o movimento da câmera é, fundamentalmente, mais importante do que meu relacionamento com o roteiro. Claro, a música tem que sublinhar a história, mas o significado de um filme nem sempre é explícito no roteiro. Imagem e música têm que se combinar para dizer o que não pode ser facilmente dito em palavras. Às vezes você olha para um roteiro e parece nada: como Harold Pinter diz, o significado real está por trás das palavras.”

Eleni Karaidrou_O Degrau Suspenso da Cegonha_Frente

The Suspended Step of the Stork foi o primeiro lançamento de uma trilha sonora completa de Eleni Karaindrou no selo ECM. Uma coleção de peças de filmes anteriores, originalmente lançadas em outros selos, foi lançada na ECM em 1991 no álbum Music for Films. Isso deu início a um relacionamento longo e duradouro com o selo e seu fundador Manfred Eicher. Karaindrou: “Eu não conhecia Manfred pessoalmente quando gravei com Jan Garbarek a música para o Beekeeper. Eu admirava seu trabalho na ECM com uma geração inteira de músicos como Keith Jarrett, Ralph Towner e outros improvisadores. Manfred viu Voyage to Cythera e adorou. É por isso que ele concordou que Garbarek tocasse na trilha sonora de The Beekeeper. Começamos a conversar em 1988, e levou três anos até que realmente trabalhássemos juntos. Ele é a cola entre todos os artistas em seu selo. Ele sempre se entrega totalmente. Toda vez que trabalho com ele, sinto que estou lidando com um músico de verdade. Ele tem um feeling especial para edição. Ele sabe onde cada instrumento deve ser usado. A dramaturgia das minhas trilhas sonoras, a ordem das músicas, sempre fazemos juntos.”

Karaindrou Eicher

Eleni Karaindrou com Manfred Eicher

1995 viu o lançamento de Ulysses' Gaze, onde Harvey Keitel interpreta um cineasta americano nascido na Grécia que está tentando localizar rolos de filme não revelado gravado em 1905, o primeiro filme nos Bálcãs. A paisagem da Europa Oriental pós-comunista é um estudo do colapso durante a guerra. A tocadora de viola Kim Kashkashian faz sua primeira aparição em um álbum do Karaindrou aqui, e ela é perfeita para a música sombria e lenta que o compositor escreveu. É uma das trilhas sonoras mais minimalistas de Karaindrou, com um único tema que se repete em muitas variações ao longo do filme, sempre com um fundo de drone sem ritmo tocado por uma orquestra de cordas.

Eleni Karaindrou Jan Garbarek Kim Kashkashian

Eleni Karaindrou, Jan Garbarek, Kim Kashkashian

A música do filme foi escrita depois que Angelopoulos contou a história a Karaindrou e antes de uma única cena ser filmada. Como em muitas de suas colaborações, a música não é cronometrada precisamente para as cenas, mas sim melhora o clima do que a câmera captura: “Começamos, na maioria dos casos, antes que haja um roteiro, trabalhando para fora dos conceitos subjacentes do filme. Angelopoulos é um homem que sente muito e diz pouco, então é importante para mim entender as ideias na raiz de seu trabalho e como posso ajudar a transmitir as coisas que não serão expressas verbalmente no filme. Às vezes, já encontrei o tema principal quando temos um roteiro.”

O filme ocupa um lugar especial no coração do compositor: “O Olhar de Ulisses, para mim, é um dos momentos mais poderosos da minha vida. Essas são emoções que não podem ser comparadas a nada mais. Um dos filmes mais importantes em que já trabalhei. Embora eu goste de todos os filmes de Angelopoulos e tenha uma relação maternal com eles, guardo uma emoção especial por este específico.”

eleni karaindrou - olhar de ulisses - frente

O último filme da trilogia de fronteiras foi lançado em 1998. Eternidade e um Dia apresenta Bruno Ganz como um escritor famoso e com doença terminal cuja filha se casou com um yuppie. Ele fica obcecado em salvar um garotinho que vive na rua de ser vendido para europeus ocidentais ricos que querem adotar crianças. Eles viajam em direção à fronteira greco-albanesa. Angelopoulos sobre a música do filme: “Em Eternidade e um Dia, pedi a Eleni para não escrever uma peça triste, apesar do fato de que poderia ter parecido a escolha óbvia para um filme que lida com uma pessoa que enfrenta a distinta eventualidade da morte. Aos meus olhos, no entanto, o filme é quase um convite à vida. Eleni havia composto originalmente algo muito triste, provavelmente por causa de seu próprio estado de espírito, seu pai tendo morrido pouco antes. Mas não era isso que eu estava procurando. Eu disse a ela que o que ela havia escrito era lindo, mas não para mim. Ela tentou insistir, mas eu não mudaria de ideia. E então ela disse que tinha mais algumas improvisações, que ela não achou muito interessantes. Ela começou a tocar e eu imediatamente disse a ela: 'É isso.' Essa era a frase-chave para toda a música do filme.”

A trilha sonora do filme Eternity and a Day inclui um dos temas mais reconhecíveis do repertório de Karaindrou. Ela mesma o toca como uma peça solo de piano


e também pode ser ouvido com um arranjo orquestral completo.


Eleni Karaindrou_Eternidade e um dia_Frente

Explicando o processo de escrever as trilhas sonoras de seus filmes, Angelopoulos acrescentou: “Temos um relacionamento muito próximo. Primeiro, conto a ela a história do próximo filme. Ela tem um gravador e grava. Ela não quer ler o roteiro — ela insiste que precisa ouvir o som da minha voz e minha inflexão ao contar a história. Estranhamente, recebo o mesmo pedido de todos os atores dos meus filmes. Não é com o roteiro que eles querem se familiarizar, mas com a minha interpretação dele. Provavelmente é porque, quando estou contando uma história, não o faço em uma sequência lógica e linear. Estou tentando criar um clima adequado para isso. As palavras que escolho para expressar meus pensamentos, a estrutura das frases, os silêncios, tudo isso estabelece um contato direto entre mim e meus ouvintes, algo que eles não conseguem lendo um manuscrito.” Karaindrou acrescenta: “Os temas principais estavam prontos antes de começarmos a filmar as cenas. Às vezes, ele os usava enquanto dirigia as cenas.” O resultado do trabalho deles juntos fez uma combinação visual e sonora hipnótica: “A música de Eleni não apenas segue as imagens, mas se torna inseparável delas. Por isso, não se pode definir o que é o quê, porque elas são tão fortemente interconectadas”.

CÂMERA DIGITAL OLYMPUS

Eleni Karaindrou e Theo Angelopoulos

Angelopoulos tinha mais uma trilogia em mente, retornando ao tema da Grécia moderna. A primeira parte foi The Weeping Meadow, lançada em 2004, contando a história de uma menina órfã, adotada por refugiados que retornaram à Grécia em 1919, depois que a recém-formada União Soviética exilou os gregos de Odessa. O enredo abrange os eventos da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Civil Grega que se seguiu. Karaindrou escreveu sobre a música que compôs para o filme: “The Weeping Meadow é feito de fragmentos de memória e da ressonância de uma terra que sentiu os passos de milhares de pessoas desenraizadas de Odessa e Esmirna. Esta terra os viu criar raízes novamente e cantar suas tristezas, sentiu sua expectativa, sua fé, seus sonhos e silenciosamente chorou com eles por suas esperanças perdidas.” Além de uma orquestra de cordas, Karaindrou adicionou uma harpa, acordeão e lira de Constantinopla, um instrumento de cordas de arco medieval da era bizantina. O tema do Desarraigamento transmite bem o que ela sentia em relação às pessoas deslocadas de sua terra.

Karaindroy - O prado chorão - Frente

Em The Dust of Time de 2008, um diretor americano de ascendência grega, interpretado por Willem Dafoe, vem à Cinecitta de Roma para fazer um filme baseado em sua própria vida e na vida de seus pais. Nas notas do encarte da trilha sonora do filme, o CD Karaindrou escreveu um pequeno poema, agradecendo aos solistas desta trilha sonora: Sergiu Nastasa no violino, Renato Ripo no violoncelo e Maria Bildea na harpa:

Algumas notas, uma dança à beira do rio,

Um toque passageiro, uma separação.

Vidas caçadas

E um século desaparecendo,

Cobrindo os sonhos dos poetas

Com poeira.

Canção da nostalgia

Investiga a alma.

Sérgio, Maria, Renato,…

Obrigado por cantar isso

Junto comigo.

Waltz by the River apresenta os três instrumentistas em uma linda melodia.


Frente da Poeira do Tempo

A terceira parte da trilogia estava em andamento quando o trágico acidente aconteceu. Karaindrou disse em uma entrevista: “Muito pouco foi filmado. Mesmo que todas as cenas fossem filmadas, o filme nunca poderia ser lançado. Angelopoulos o teria reescrito duzentas vezes. Quando ele chegou ao set, ele mudou tudo. O mesmo durante a edição. Essa foi a genialidade de Angelopoulos. Como outra pessoa poderia terminar o filme?”

Nunca na história das colaborações entre diretor e compositor houve uma dupla tão apreciativa do valor do silêncio. Angelopoulos: “No cinema de hoje, o chamado tempo morto – silêncio e pausas – se tornou obsoleto. Esse tempo indefinido que funciona entre um ato e outro desapareceu. Para mim, até o silêncio precisa funcionar de uma forma quase musical, não ser fabricado por meio de cortes ou tomadas mortas, mas existir internamente dentro da tomada.” Karaindrou: “Acho que não é coincidência que eu esteja em uma gravadora, a ECM, cujo lema é 'O som mais bonito ao lado do silêncio'. Para mim, o silêncio é a música mais agradável. Inclui tudo. Porque faz você ouvir a batida do seu coração, o som da sua respiração, o sussurro mais inteligente da natureza. O silêncio é o que há de mais musical. Lembro-me, quando ainda era criança, de ter compreendido o poder aterrorizante do silêncio. Quando eu estava na aldeia, cerca de cinco anos depois, uma noite estava nevando. O que acontece quando a neve cobre tudo é incrível. Nenhum som é ouvido. Quando chegamos a Atenas, eu tinha uma profunda nostalgia pela minha natureza e minha aldeia. Uma noite, então, acordei, porque de repente não havia barulho, mas apenas silêncio absoluto. Olhei para as persianas e tudo estava branco. Atenas, toda branca. Acordei da lembrança do silêncio da neve que eu tinha experimentado em minha aldeia.” O escritor Nicholas Triandafyllidis resumiu bem: “Em todas essas centenas de metros de filme, a música de Eleni representa o sangue não derramado na tela”

Eleni Karaindrou 3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

The Police - 1979-12-03 - Paris, France

  Esta é uma cópia antiga de um vídeo de concerto que foi transmitido pelo canal francês Antenne 2 em dezembro de 1979. O programa chamava-s...