segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Rockcelona "La Bruja" 1979

 



Estive recentemente em Madri, dando uma volta pelas lojas de discos da cidade como de costume (aguarde meu relatório sobre elas em breve). Toda vez que estou em outro país, tento comprar alguns álbuns de grupos locais. Já fui à Espanha tantas vezes que agora tenho discos de quase 30 bandas de rock espanholas - mais do que qualquer um dos meus amigos espanhóis! Mas ainda há novas descobertas a serem feitas, então, enquanto navegava pela seção "rock nacional" na FNAC, me deparei com este LP pela primeira vez. Nunca tê-lo visto antes não é estranho, já que está fora de catálogo há 40 anos e só foi relançado em 2022. Para ser honesto, a capa do álbum e o nome da banda me parecem bastante infantis. Mas pesquisei no Google e levei apenas alguns segundos ouvindo uma amostra no YouTube para decidir que era realmente um ótimo achado. Não há muitas informações sobre a banda disponíveis online: apenas que eles foram formados em Barcelona em 1977, pelo cantor Alfredo "Fredy" Valcarcel. O resto da banda é Kiko (Aparicio) na bateria, Javi (Latorre) no baixo e os guitarristas Albert (Balsells, solo) e Tony (Cruz, ritmo). La Bruja , lançado em 78 ou 79 (os relatos variam), foi seu único LP. Com base no ano, pode-se esperar que soe mais próximo de NWOBHM , mas isso é mais como psicodelia pesada do final dos anos 60 - início dos anos 70. Então, apesar da data de lançamento, pode-se chamar este álbum de proto-stoner, proto-metal ou proto-punk... realmente um rock pesado primitivo com vocais gritantes, guitarra fuzz escaldante e bateria forte. IRockcelona provavelmente foi influenciado por bandas de primeira linha como Deep Purple ou Led Zeppelin, mas sua abordagem bruta e não refinada lembra mais Sir Lord Baltimore, Leaf Hound ou Buffalo . Se tivessem sido formados nos EUA, Inglaterra ou Austrália, em vez da Catalunha, eles poderiam ter se tornado tão "famosos" quanto essas outras bandas. Fredy canta principalmente em espanhol, mas também há duas músicas em inglês - o que eu não percebi no começo, tão clara é sua enunciação. Essas são o boogie clássico "Lovespell" e "Queen, Friend And Dread" no estilo Thin Lizzy. A faixa de abertura "La Bruja" é um dos destaques do álbum: começa com um riff de blues pesado à la Cream - não mude isso, correção automática, não quis dizer  à la crème como em culinária, estou me referindo à banda Cream. Então, 1,5 minuto depois, ele ganha ritmo quase atingindo a velocidade do Motörhead. Mais uma seção pesada de andamento médio, depois outra rápida com risadas maníacas de "bruxa". " Colt 45 " é outro hard rocker; este me lembra mais Montrose. Sei que estou citando outros nomes de bandas à esquerda e à direita, mas não entenda isso como se a música do Rockcelona fosse derivada. Pelo contrário, quando você ouve falar de muitas influências, isso significa que uma banda atingiu seu próprio som.Enquanto isso, se eu disser que o Oasis soa parecido com o dos Beatles, bem... De qualquer forma, Lado 1 de La Brujafecha com o instrumental de blues rock " Magbalino ", permitindo que Balsells mostre suas habilidades consideráveis ​​na guitarra. "Hombre Triste" é outro boogie chugging, este com um solo fantástico e devastador. É seguido pelo sludge rock mais pesado "Tierra De Fuego". " Buscandote Rock 'N' Roll " começa em um ritmo lento e pesado semelhante, então na metade da música a banda é aparentemente substituída pelos Ramones, ou pelo menos eles adotam um ritmo alucinante como o dos Ramones. Vocais estridentes, rufar de tambores e solos de guitarra galopantes completam o quadro. No geral, este LP foi feito para uma audição muito satisfatória. Não me entenda mal; esta não é uma obra-prima em nenhum sentido. A composição é esquecível, a produção é rudimentar e a técnica dos músicos é menos do que impressionante. Mas sua execução é poderosa e apaixonada. Ao mesmo tempo, a música é notavelmente atemporal, soando muito retrô para 79 e estranhamente similar ao stoner rock moderno. É como se Rockcelona fosse um tio espanhol distante do Queens Of The Stone Age: à primeira vista, eles não têm nada em comum. Então, o DNA se revela. Como sempre acontece.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Al Jarreau – Glow (1976)

Um segundo Grammy alemão foi concedido a ele com o lançamento de seu álbum “Glow”. É linda a música que dá título ao álbum, Glow, na qual el...