segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Slow (2014) – Leonard Cohen

 

Slow é do penúltimo e 13º álbum de estúdio de Leonard Cohen, Popular Problems (2014). É a quarta música a ser apresentada aqui do disco após sua entrada anterior – Samson in New Orleans . Slow é uma daquelas faixas em que o poeta e compositor canadense usa sua voz profunda e sagacidade para encontrar um ritmo lânguido de blues. Lançada apenas um dia após o aniversário de 80 anos de Cohen, essa música parece um testamento de sua lentidão sem remorso — tanto na vida quanto na arte. Com seu ritmo descontraído e letras divertidas, Cohen reflete sutilmente sobre o tempo, o envelhecimento e talvez um pouco mais, com seus traços característicos envoltos em humor.

No fundo, a música parece ser uma meditação irônica sobre levar as coisas devagar. “ Você quer chegar lá logo / Eu quero chegar lá por último ”, ele canta, insinuando a ideia filosófica de que a jornada, não o destino, é o que importa. Com relação a isso, como alguém pode ser negligente com seu encontro 'casual' com Bob Dylan.
Adam Cohen (filho de Leonard Cohen) conta a seguinte história de um momento divertido entre Cohen e talvez seu colega criativo mais próximo, Bob Dylan:

“Muitas pessoas fizeram a comparação entre Bob Dylan e Leonard Cohen ao longo dos anos e há algumas histórias hilárias.”
“Como os dois sentados em um café em Paris e Dylan diz a ele: 'Quanto tempo você levou para escrever Hallelujah ?'
“E meu pai mentiu completamente para Dylan e disse: 'Oh, você sabe, alguns anos.' “
“Eu acho que foram [na verdade] sete anos”, diz Adam.
“E então meu pai retribuiu o favor e disse, você sabe, 'Quanto tempo você levou para escrever Just Like a Woman ?' e Dylan disse 'Quinze minutos'.
“E isso tem muito a ver com o processo, eu acho. Dylan tinha essa qualidade em que ele 'do quadril', você sabe, cuspia e polia, cuspia e vinagre e então esse meu velho era muito mais como cinzelar mármore.
–  BBC Scotland

A abordagem de Cohen para Slow revela seu fascínio pelo tempo. O artista frequentemente explora temas existenciais ao longo de sua carreira e, nesta faixa, ele justapõe urgência e paciência. Ele parece zombar da obsessão do mundo moderno com velocidade e eficiência, ao mesmo tempo em que abraça a sabedoria da idade.

I’m slowing down the tune
I’ve never liked it fast
You wanna get there soon
I wanna get there last
It’s not because I’m old
It’s not the life I led
I always liked it slow
That’s what my mamma said

I’m lacing up my shoes
But I don’t want to run
I’ll get there when I do
Don’t need no starting gun
It’s not because I’m old
And it’s not what dying does
I’ve always liked it slow
Slow is in my blood

I’ve always liked it slow
I never liked it fast
With you it’s “got to go”
With me it’s got to last
It’s not because I’m old
It’s not because I’m dead
I’ve always liked it slow
That’s what my mama said

All your moves are swift
All your turns are tight
Let me catch my breath
I thought we had all night
I like to take my time
I like to linger as it flies
A weekend on your lips
A lifetime in your eyes

(Chorus x2)

Popular Problems  recebeu avaliações uniformemente positivas dos críticos. O álbum atingiu o pico de número um na parada de álbuns canadense, vendendo 20.000 cópias na primeira semana. Pessoalmente, eu não classificaria Slow como uma música de Leonard de primeira linha, como classificaria a obra-prima You Got Me Singing do mesmo disco, que dediquei à minha filha Katherine após seu batismo, assim como fiz com Hallelujah quando meu filho Jesus comemorou seu terceiro aniversário, mas mesmo assim uma produção de Cohen de nível médio (como eu classificaria um filme de Woody Allen de nível médio) é melhor do que 90% das coisas que existem por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

CRONICA - FANNY | Fanny Hill (1972)

  Não é fácil ser uma banda de rock 100% feminina na primeira metade dos anos 70. O tecladista/vocalista Nickey Barclay, o baixista Jean Mil...