sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Society (2007) – Eddie Vedder


Lucas 9:3: “Não levem nada para o caminho: nem cajado, nem bolsa, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra.”

Levei quase toda a minha vida para entender a profunda simplicidade desta diretriz de Jesus para seus discípulos. Mas levará o resto da minha vida para aprender como incorporar e "agir" o princípio espiritual do desapego — a ideia de que " menos é mais ". Em nossa sociedade acelerada e materialista, muitas vezes nos encontramos presos a posses e obrigações, que obscurecem os aspectos mais profundos e significativos da existência. Somente quando nos livramos dessas distrações podemos realmente nos abrir para o divino, permitindo que ele nos toque de maneiras que nunca imaginamos possíveis.

Este chamado para abraçar a simplicidade e a autoconfiança é o postulado da música em destaque de hoje, Society, de Eddie Vedder, do filme Into the Wild . Ela reflete uma luta contra a atração do materialismo, ecoando a jornada de Christopher McCandless, o protagonista do filme. Ele deixa para trás os confortos e as armadilhas da vida moderna para buscar a verdade e a liberdade na natureza. Permita-me divagar um momento...
Tenho destacado muitas músicas de Leonard Cohen ultimamente, e ele também buscou solidão e renúncia quando passou anos no Mount Baldy Zen Center na década de 1990. Sua retirada do mundo material não foi uma rejeição da vida, mas uma tentativa de se reconectar com uma forma mais pura de existência — assim como McCandless e os ensinamentos de Lucas 9:3 sugerem. Cohen falou sobre sua vida como monge budista  aqui .

O diretor Sean Penn escolheu a dedo o icônico vocalista do Pearl Jam, Vedder, para fornecer a música para o filme e disse que assim que ouviu as músicas de Vedder, ele " sentiu que com certeza essa era a voz musical do personagem (do ator) Emile (Hirsch) ". Há uma entrevista intrigante de Charlie Rose  aqui  com Sean Penn e Eddie Vedder discutindo o filme e sua colaboração.
Eddie Vedder disse sobre sua escrita da trilha sonora: ' Eu não gostaria de romantizar minha contribuição no processo, mas... duas ou três semanas se passaram e eu meio que acordei e estava pronto. E eu realmente não me lembro de muita coisa sobre isso... era de algum lugar e eu não tenho certeza de onde era. '

[Verse 1]
It’s a mystery to me
We have a greed, with which we have agreed
You think you have to want more than you need
Until you have it all, you won’t be free

[Chorus]
Society, you’re a crazy breed
I hope you’re not lonely without me

[Verse 2]
When you want more than you have, you think you need
And when you think more than you want, your thoughts begin to bleed
I think I need to find a bigger place
‘Cause when you have more than you think, you need more space

[Chorus]
Society, you’re a crazy breed
I hope you’re not lonely without me
Society, crazy indeed
I hope you’re not lonely without me

[Verse 3]
There’s those thinking more or less, less is more
But if less is more, how you keeping score?
Means for every point you make, your level drops
Kinda like you’re starting from the top
And you can’t do that

[Chorus]
Society, you’re a crazy breed
I hope you’re not lonely without me
Society, crazy, indeed
I hope you’re not lonely without me
Society, have mercy on me
I hope you’re not angry if I disagree
Society, crazy, indeed
I hope you’re not lonely, without me

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Nº1 Breakfast in America – Supertramp, Maio 19, 1979

Producer: Supertramp and Peter Henderson Track listing: Gone Hollywood / The Logical Song / Goodbye Stranger / Breakfast in America / Oh Dar...