quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Someone’s Got a Hold of My Heart (1983) – Bob Dylan

 

O álbum de ressurgimento de Bob Dylan de 1983, Infidels, inclui alguns outtakes fantásticos como  Blind Willie McTell , Foot of Pride e a música em destaque de hoje Someone's Got a Hold of My Heart . É de se espantar como ele pôde deixar essas preciosidades fora do disco. Acho que ouvir ' Someone ...' é um puro deleite que enriquece meus sentidos e sempre me deixa com um salto no meu passo. Ele tem um charme íntimo e cru do qual não me canso. Se eu elaborasse uma lista do que considero as músicas mais esquecidas ou subestimadas de Bob Dylan, Someone's Got a Hold of My Heart certamente estaria no meu top 10. As letras aqui são espetaculares, transmitindo uma tensão palpável entre desejo e distanciamento, como se ele estivesse preso em um turbilhão de incerteza emocional. As imagens que ele evoca apenas nessas 4 linhas são outra coisa:

Eu posso ouvir aquele cantor de sangue quente
No coreto cantarolando
Poisoned Love, Red Roses for a Blue Lady e Memphis in June
Enquanto eles estão batendo forte em um cara que está usando uma peruca azul-claro

Esta tomada foi reiniciada para o álbum subsequente de Dylan, Empire Burlesque, intitulado Tight Connection to My Heart (Has Anybody Seen My Love), que considero uma versão inferior. Dylan usou a faixa básica de uma das tomadas de " Someone ..." de 1983 e adicionou overdubs vocais em janeiro de 1985, incluindo vocais de cantoras de apoio. Também na versão Burlesque, ele substituiu linhas originais de  Someone's Got a Hold of My Heart  por trechos de roteiros de filmes de Humphrey Bogart, dos quais o biógrafo Clinton Heylin reclamou: " confiança no diálogo de roteiristas de Hollywood para quaisquer lacunas líricas ". Também Jonathan Lethem, colaborador do  The Cambridge Companion to Bob Dylan , ficou desapontado que a reescrita " substitui o tom vulnerável do original por um Bogartishly hardboiled ".

Infidels  foi produzido por  Mark Knopfler  e pelo próprio Dylan e é visto como seu retorno à música secular, após uma conversão ao cristianismo e um subsequente retorno a um estilo de vida menos religioso. Knopfler tocou guitarra no álbum dos Infidels, incluindo Someone's Got a Hold of My Heart, assim como fez em  Slow Train Coming de Dylan em 1979. A execução de Knopfler foi pareada com a de  Mick Taylor , um ex-guitarrista principal dos Rolling Stones. Dylan inicialmente queria produzir o álbum sozinho, mas sentindo que a tecnologia o havia deixado para trás, ele abordou vários artistas contemporâneos que estavam mais em casa em um estúdio de gravação moderno. David Bowie, Frank Zappa e Elvis Costello foram todos abordados antes de Dylan contratar Knopfler.

[Verso 1]
Eles dizem: “Coma, beba e seja feliz
Pegue o touro pelos chifres”
Eu continuo tendo visões de você, um lírio entre espinhos
Tudo parece um pouco distante para mim

[Verso 2]
Ficando cada vez mais difícil reconhecer a armadilha
Muita informação sobre nada
Muito rap educado
É exatamente como você me disse, exatamente como você disse que seria

[Verso 3]
A lua nascendo como um incêndio
Sinto o sopro de uma tempestade
Algo que tenho que fazer esta noite
Você entra e fica aquecido

[Refrão]
Alguém tomou conta do meu coração
Alguém tomou conta do meu coração
Alguém tomou conta do meu coração
Você
Sim, você tomou conta do meu coração

[Verso 4]
Acabei de voltar de uma cidade de céus vermelhos flamejantes
Todo mundo pensa com o estômago
Há muitos espiões
Cada rua é torta, eles apenas serpenteiam até desaparecerem

[Verso 5]
Madame Butterfly, ela me embalou para dormir
Como um rio antigo
Tão largo e profundo
Ela disse: "Fique tranquilo, baby, não tem nada que valha a pena roubar aqui"

[Verso 6]
Você é quem eu estava esperando
Você é quem eu desejo
Mas você deve primeiro perceber que
eu não sou outro homem para alugar

[Coro]

[Verso 7]
Eu posso ouvir aquele cantor de sangue quente
No coreto cantarolando
Poisoned Love, Red Roses for a Blue Lady e Memphis in June
Enquanto eles estão espancando o diabo para fora de um cara que está usando uma peruca azul-claro

[Verso 8]
Eu estive na Babilônia
Tenho que confessar
Eu ainda podia ouvir a voz clamando no deserto
O que parece grande de longe, de perto nunca é tão grande
Nunca consegui aprender a beber aquele sangue e chamá-lo de vinho
Nunca consegui aprender a olhar para seu rosto e chamá-lo de meu

[Coro]


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kim Wilde - Discography (1981-2021) Lossless

  Artist : Kim Wilde Title : Discography Year Of Release :  1981-2021 Genre :  Pop, Synthpop, New Wave, Pop Rock Total Time :  40:17:14  min...