quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Something (1969) – The Beatles

 

Por que não me surpreende saber que Something é uma faixa escrita por George? Junto com Here Comes the Sun do mesmo disco Abbey Road , historiadores da música marcaram Something como sua ascensão como compositor e prenunciando os sons esparsos e deliciosos de suas ofertas imediatas como artista solo após o fim dos Beatles , embora ele tivesse escrito muitas das músicas antes.
Something é uma demonstração impressionante para os entes queridos em nossas vidas. Eu estava inicialmente mais ou menos com essa música, mas com o tempo passei a reconhecê-la como uma linda canção de amor. Gosto de como ela é sem metáforas, direta, que vai fundo no coração, sem pedir permissão; tão sutil que você só sabe que está lá quando já está bem lá dentro. Caramba, foi até aclamada por Frank Sinatra como a maior canção de amor dos últimos 50 anos. Foi ele também que erroneamente a introduziu em uma apresentação ao vivo como uma canção de Lennon-McCartney. Minha parte favorita de Something é sua magnífica ponte que a projeta na estratosfera.

Parece haver alguma conjectura sobre para quem a música foi escrita. Presumivelmente, dadas as imagens no vídeo abaixo, era sobre Pattie Boyd – a então esposa de Harrison (que se envolveria com vários outros astros do rock, mais notavelmente Eric Clapton).

George mais tarde negou que a música fosse sobre ela:

Bem, não, eu não [escrevi sobre ela]. Eu apenas escrevi, e então alguém montou um vídeo. E o que eles fizeram foi sair e pegar algumas filmagens minhas e Pattie, Paul e Linda, Ringo e Maureen, era naquela época, e John e Yoko e eles apenas fizeram um pequeno vídeo para acompanhar. Então, todo mundo presumiu que eu escrevi sobre Pattie, mas na verdade, quando eu escrevi, eu estava pensando em Ray Charles.

[Verse 1]
Something in the way she moves
Attracts me like no other lover
Something in the way she woos me

[Chorus]
I don’t want to leave her now
You know I believe and how

[Verse 2]
Somewhere in her smile, she knows
That I don’t need no other lover
Something in her style that shows me

[Chorus]
I don’t want to leave her now
You know I believe and how

[Bridge]
You’re asking me, will my love grow?
I don’t know, I don’t know
You stick around, now, it may show
I don’t know, I don’t know

[Verse 3]
Something in the way she knows
And all I have to do is think of her
Something in the things she shows me

[Chorus]
I don’t want to leave her now
You know I believe and how

Something começou a ser composto em 1968, durante as sessões de gravação e produção do White Album . As músicas estavam começando a ser escritas por cada um dos membros separadamente, como se quatro indivíduos estivessem seguindo seu próprio caminho. A ideia original de George Harrison era compor a música para outro artista. Nomes como Jackie Lomax e Joe Cocker, por exemplo, este último gravando uma demo e lançando depois dos Beatles . No entanto, Lennon e McCartney viam Something como a melhor composição até agora de seu parceiro - selecionando-a como o primeiro single do álbum Abbey Road, que foi o último álbum que os Beatles gravaram.

Embora George Harrison estivesse dando forma a Something ; ainda não estava pronto para o White Album , então foi colocado em banho-maria por alguns meses, depois trabalhado novamente e gravado durante as sessões do álbum Abbey Road . Duas semanas após o lançamento do álbum, a música foi lançada em um single duplo A-side, juntamente com Come Together , tornando-se a primeira composição de Harrison a se tornar um lado A dos Beatles, chegando ao 4º lugar no Reino Unido e ao 1º lugar nos EUA. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kim Wilde - Discography (1981-2021) Lossless

  Artist : Kim Wilde Title : Discography Year Of Release :  1981-2021 Genre :  Pop, Synthpop, New Wave, Pop Rock Total Time :  40:17:14  min...