terça-feira, 28 de março de 2023

Foghat’s ‘Slow Ride’ de uma carreira continua


Os mestres do blues 'n' boogie nascidos na Grã-Bretanha continuam sendo um grampo do circuito de concertos americano

Foghat-8x10-2016

[Nota: esta entrevista com Roger Earl e Craig MacGregor do Foghat foi publicada pela primeira vez em 2016.]

Se houvesse um prêmio para a Melhor Banda de Blues Boogie do Mundo, Foghat provavelmente aceitaria a honra com folga. Formada em 1971 e com décadas de banda, eles dominaram o som contagiante do blues rock a todo vapor.

“Sim, concordo com isso, somos os donos do prêmio”, diz o baixista Craig MacGregor, conhecido carinhosamente como Mac. Como um grupo que viajou quase sem parar durante os anos 1970 até os anos 80 e ainda se mantém quase tão ocupado hoje, eles mereceram. "Com certeza temos."

“Estamos praticando há cerca de 50 anos. Na verdade, é cerca de 45, mas parece mais do que isso”, diz o fundador e baterista da banda, Roger Earl. “Então já é hora de acertarmos.”

Foghat lançou um álbum recente bastante musculoso,  Under The Influence de 2016 , e Best Classic Bands conversou com a seção rítmica do grupo. Mas antes de falarmos sobre isso e sobre a história profunda da banda, Earl, que mora na costa norte de Long Island, teve que compartilhar algo com MacGregor, que mora em Reading, Penn.

“Mac – fui ver Joe Walsh e BadCo ontem à noite em Jones Beach e foi ótimo ”, entusiasma-se Earl.

“João é incrível. Isso soa como um grande show,” diz Mac.

Então Earl muda a conversa para o entrevistador. “Paul Rodgers provavelmente tem uma das melhores vozes – não, provavelmente a melhor voz – do rock 'n' roll. E eu sou um bom amigo de Simon Kirke. Ao longo dos anos, parece que aparecemos em lugares diferentes ao mesmo tempo. Simon é um ótimo baterista também.” E uma das pessoas mais legais que já passei uma hora entrevistando (no início dos anos 80).

“Os bateristas são pessoas felizes”, ressalta Earl. “Estamos sempre batendo na merda. Você tira todo o seu aggro.

Foto de Steve Reinis

Foto: Steve Renis

Earl, nascido em 16 de maio de 1946, começou a "bater na merda" em casa, em Londres, na década de 1960, tocando com Savoy Brown (e fazendo uma audição para o Jimi Hendrix Experience) até que ele e o guitarrista "Lonesome Dave" Peverett e o baixista Tony Stevens se separaram em 1970 para formar o Foghat. A banda lançou seu primeiro álbum autointitulado em 1972, produzido por Dave Edmunds. Sua versão supercarregada da castanha de blues de Willie Dixon “I Just Want to Make Love to You” tocou pesadamente nas rádios FM e até prejudicou as paradas pop (# 83).

A banda imediatamente se tornou um marco no circuito de turnês dos EUA e tem sido assim desde então, exceto por um breve rompimento de 1984 a 1986. A América era um terreno tão fértil para Foghat que eles se mudaram para cá. “Era 1973 quando me mudei para cá”, explica Earl. “Venho para cá desde 1968, quando estava em Savoy Brown. Nós viemos aqui na primeira turnê do Foghat no final de 71, voltamos no final de 72 e eu disse, ehhh, eu quero…. Foi sempre a música americana que me emocionou e me fez escolher esta longa e estranha viagem. Parecia uma boa ideia me mudar para cá. E isso é. Eu sou um americano. Vocês só falam um pouco engraçado.”

Foghat é mais conhecido por seu hit pop # 20 de 1975 e clássico da rádio FM “Slow Ride”, que a banda refez com delicadeza no álbum recente. O número cativante serviu bem à banda.

Roger-Earl-Steve-Reinis2

Roger Earl (Foto: Steve Renis)

“O que é realmente legal é quando você está conversando com alguém e as pessoas dizem que não se lembram do nome ou não estão familiarizadas com ele. E alguém dirá, você já ouviu 'Slow Ride'? E imediatamente: Oh, 'Volte devagar/Vá com calma'”, diz MacGregor. “É impressionante quantas pessoas sabem disso. É uma sensação muito gratificante saber que ele existe há tanto tempo, mas todo mundo sabe disso. Isso é uma coisa bastante impressionante, realmente é para nós.”

Earl acrescenta: “Uma das coisas realmente legais sobre isso é que você sai para jantar e surge com alguém, ou você está em um bar e eles dizem: posso pagar uma bebida para você? Você tem que ter cuidado quando sair ou vai acabar sendo esmagado.”

Além disso, “é muito legal quando você tem mil ou mais pessoas cantando 'Slow ride/take it easy/go down/slow down'”.

Under The Influence também tem uma versão funky de “Heard It Through The Grapvine” que se destaca com as versões memoráveis ​​de Gladys Knight & The Pips em 1967 (um hit pop # 2), seu co-escritor Marvin Gaye em 1968 (quando alcançou o primeiro lugar) e depois Creedence Clearwater Revival em 1970.

“Estávamos no estúdio na Flórida, e [o cantor e guitarrista] Charlie [Huhn] começou a tocá-la… e dissemos que talvez devêssemos fazer isso”, explica Earl. “Foi apenas uma daquelas coisas: apareceu, todos nós gostamos e dissemos, vamos fazer isso”,

“Ele se presta a vários estilos diferentes”, acrescenta MacGregor. “Você pode fazer muitas coisas com ele.”

O álbum toca como o clássico Foghat. E a banda permanece fiel ao espírito do blues, que chamou a atenção de Earl ainda jovem.

“Para mim, foi quando ouvi o álbum ao vivo de Muddy Waters, At Newport 1960 , que meu mundo virou.” ele observa. “Esse disco não saiu do meu toca-discos. Howlin' Wolf lançou um EP de quatro músicas com 'Smokestack Lightning'. Esses foram os principais pontos de virada. Então, claro, 'Boogie Chillen' de John Lee Hooker. E foi isso.

“Na verdade, foi realmente Jerry Lee Lewis que me fez começar”, acrescenta ele. “Eu vi Jerry Lee cerca de três ou quatro meses atrás tocando em Manhattan no BB King's. Ele tem mais de 80 anos agora e subiu ao palco carregando uma bengala, precisava de ajuda. Ele se sentou ao piano e olhou para o público como se dissesse, 'Que porra vocês estão fazendo aqui?' E então ele começou a jogar e foi ótimo.”

“Uma das coisas que é importante para mim é que acho que nunca esqueci de ser fã. Sou fã de música e de certos músicos e de diferentes tipos de música. Essa é uma daquelas coisas que ajudam você na vida”, diz Earl.

Charlie Craig-Steve-Renis

MacGregor (esquerda) e o guitarrista/cantor Charlie Huhn (Foto: Steve Renis)

MacGregor – cujo mandato na banda inclui passagens de 1976 a 1982, algumas passagens curtas mais tarde nos anos 80 e agora desde 2005 – admite suas raízes: “Eu não ouvia muito blues. Sou um grande fã de R&B.” Suas influências incluem o lendário baixista da banda house da Motown, James Jamerson, “então apareceu um cara chamado Tommy Cogbill, que era o baixista do primeiro álbum de Aretha Franklin. Eu simplesmente amei os bosques que aqueles caras plantaram. Mais tarde, os Allman Brothers, obviamente Berry Oakley foi uma influência, pela forma como ele conseguiu tocar por trás de todo aquele trabalho de guitarra e nunca passar por cima. nunca pise nele, mas coloque esse sulco realmente sólido e firme atrás dele. Não é o quanto você joga, mas o que você não jogou que fez a diferença.

“E isso abre para o baterista. Você pode definir esse ritmo e, em seguida, eles têm algo para tocar em cima dele. Eu sempre disse que você precisa construir a estrada antes de poder dirigir nela. explica Mac.

Com mais de quatro décadas de shows regulares, Earl tem alguma ideia de para quantas pessoas Foghat já se apresentou ao longo dos anos? “Na verdade, nunca pensei nisso assim. Há tanto tempo que fazemos que faz parte do seu pão de cada dia. Provavelmente existem… na casa dos bilhões”, brinca.

“Na verdade, são 10.000”, ironiza MacGregor. “Mas os mesmos 10.000 continuam aparecendo.”

Earl tem um ou dois momentos memoráveis ​​que pode citar em sua longa carreira? "Isso é muito fácil", ele responde. “Em 1977, fizemos o Tribute to the Blues de Foghat em Manhattan no The Palladium. Pude tocar com meus heróis musicais: Muddy Waters, John Lee Hooker, Paul Butterfield, Pinetop Perkins e vários outros. O mais legal foi o aniversário de 60 anos do meu pai. E eu o trouxe da Inglaterra.

“O que foi muito legal é que estávamos nos bastidores com todo mundo. Muddy Waters estava lá. E eu trouxe minha mãe e meu pai e disse: Muddy, esta é minha mãe e meu pai. Mamãe e papai, aqui é Muddy Waters. E eles se lembram de quando eu era como um garoto de 15 anos jogando Muddy Waters… constantemente. Acho que eles se divertiram muito com o fato de ser o filho mais novo tocando com seus heróis musicais.”

Ele também continua emocionado por ter conhecido Willie Dixon em Chicago. E tornar-se amigo do principal arquiteto do som do blues de Windy City, tornando-se amigo de Dixon e até mesmo jantando em sua casa.

“É muito legal saber que você conheceu essas pessoas, e tanta música legal veio delas. E não apenas conhecê-los, mas poder estar no mesmo palco e realmente tocar com eles”, acrescenta MacGregor.

O guitarrista / cantor fundador do Foghat, Lonesome Dave, entrou e saiu da banda nos anos 80 e depois voltou em 1993 até sua morte em 2000. O guitarrista principal e slide original e vocalista Rod Price também deixou o Foghat nos anos 80 e voltou também em 1993. Ele saiu novamente em 99 e morreu em 2005. A formação atual desde 2005 inclui o cantor e guitarrista Charlie Huhn e o guitarrista solo/slide Bryan Bassett.

Earl não mostra sinais de desaceleração. A que ele atribui sua longevidade musical? “Pratico regularmente. Passo pelo menos uma hora por dia no meu bloco. E eu tenho pedais de prática.” ele diz.

“Eu o ouço todas as noites no meu quarto de hotel quando ele está em cima de mim.” acrescenta MacGregor.

“Eu amo esta vida”, conclui Earl. “Eu sou uma daquelas pessoas realmente afortunadas neste mundo que consegue tocar rock 'n' roll em uma grande banda. O importante é que agora eu aprecio isso e entendo como sou afortunado.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Stephen Malkmus & The Jicks – Mirror Traffic (2011)

Malkmus e os seus Jicks desta vez produzidos por Beck, num excelente álbum que continua a ser interessante de ouvir passados sete anos. A no...