domingo, 8 de outubro de 2023

Trevor Rabin Music , que por estes dias está prestes a estrear seu novo disco "Rio"

 


Trevor Rabin Music , que por estes dias está prestes a estrear seu novo disco "Rio", o primeiro em 30 anos com sua voz distintiva, falou com "Innerviews", entre outras coisas sobre o final abrupto que teve o projeto ARW, Anderson Rabin e Wakeman, coisa que ficou na nebulosa todos estes anos, mas agora novos detalhes estão aparecendo.
"Acho que as raízes da ARW remontam à turnê da Union em 1991, onde Rick e eu nos tornamos amigos próximos. Costumávamos nos encontrar em Londres para tomar chá. Para nós, era um pouco pendente na nossa lista de desejos trabalhar juntos noutra banda desde então, e fizemos um pacto para isso. Então, Rick, eu e Jon decidimos fazer uma turnê enquanto eu ainda estava em outra coisa, realizando filmes.
Eu disse: "Fixe, vamos fazer 5 ou 6 shows e nos divertir muito." Bem, esses cinco ou seis shows transformaram-se em 200. Divertimo-nos muito. Foi muito bom voltar a tocar ao vivo e ter Lee Pomeroy no baixo e Lou Moino na bateria. Ambos são músicos incríveis.
Os concertos saíram muito naturais e desfrutáveis, e parecia que o público estava gostando. Quando chegou ao fim, não foi como uma separação clássica ou algo assim. Foi mais tipo, "Bem, nós fizemos e foi divertido". Tinha outras coisas que queria fazer, e Jon estava fazendo o que tinha com a School of Rock e seus outros projetos a solo. Acho que paramos muito mais cedo do que os fãs queriam, mas foi só isso. Queríamos acabar com uma boa vibração e agora acabou.
Rick e eu mantivemos contato e conversamos sobre fazer um álbum clássico com piano e guitarra, mas ainda não chegamos a uma conclusão sobre seguir em frente com isso."
Mas então ele foi sincero até o cerne da questão:
"Ainda me lembro do período do Grande Generator quando finalmente terminei aquele disco, que quase me matou. Tive que resgatar tudo e misturar sozinho sem ninguém no estúdio. Foi traumático. Meu estômago se deteriorou, tive que estar com apoio médico, mas terminei o disco. Depois disso, houve uma conferência de imprensa em Los Angeles para anunciar que o álbum estava terminado e lançado. Eu disse ao meu gerente na altura: “Vou aproveitar a oportunidade para dizer que estou indo embora. ”
Até ao último segundo, ele tentou me convencer a não o fazer. Eu disse que não. Então minha esposa me ligou e disse: "Talvez não seja boa ideia". Não sabia o que ia fazer, mas concordei e fiquei em Yes.
Também houve problemas quando fizemos "90125". Finalmente consegui o que precisava para terminar aquele disco, mas também fiquei exausto. E depois houve muitos pedidos de entrevistas, e eles sempre quiseram Jon Anderson, eu e Chris Squire para elas. Nunca quis fazer essas entrevistas porque tinha medo de dizer algo errado. Sempre me perguntei como é encher os sapatos do Steve Howe? ” Como eu sempre dizia, “Nós usamos diferentes tipos de sapatos e nossos tamanhos são diferentes ”. Eu sei que não foi bem recebido pelas pessoas, mas honestamente não sabia o que dizer. Então eu disse: "Olha, vou fazer muito menos dessas entrevistas." E nas ocasiões em que as fazia, sempre olho para trás e penso: "Não devia ter dito aquilo. "
"Mas sim, no final de cada álbum que fiz com Yes, sempre tive muitos sentimentos contraditórios. Foi em parte euforia por terminar e medo pelo resto das coisas. Acho que chegava a 80% de como eu queria que as coisas soassem, e os outros 20% era meu estômago se estomago."
"No final do dia, eu sinto que nenhuma banda tem o direito de impor seus problemas e tolices às pessoas que só querem ouvir música. Mas Jon parecia acreditar que todos queriam saber tudo sobre ele. Eu estava do lado oposto do espectro. Então, nesse sentido, as coisas eram como água e óleo. Houve várias ocasiões em que pensei que as políticas de Yes eram demais para mim. Não quero mais disso. Para ser honesto, é por isso que eu não consideraria fazer ARW de novo."



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Verbas Xeitosas [Discografia]

Os dois discos editados pela formação galega Verbas Xeitosas, composta por Ricardo Seixo, Xaime Mejuto, Xosé Lois Silva e Xosé Carlos García...