segunda-feira, 17 de abril de 2023

Alcest – “Spiritual Instinct”


Alcest - Instinto Espiritual - ArteAlcest é uma daquelas bandas que de alguma forma nunca me decepcionam. Certo, demorei mais para entrar no álbum “Shelter” (foi uma pequena mudança), mas agora é um dos meus favoritos deles. O que torna Alcest tão bom? Ser o pioneiro no subgênero blackgaze tem algo a ver com isso. Eles são capazes de combinar dois estilos musicais muito diferentes, black metal e shoegaze, em um som completamente único. Agora você tem uma tonelada de imitadores por aí.

Mas é preciso mais do que apenas abrir um novo caminho. Mainman Neige é um grande compositor e multi-talentoso vocal e instrumentalmente. A arma secreta é o baterista Winterhalter, que empurra as músicas na direção que elas precisam seguir. Alcest finalmente assinou com uma gravadora maior, a Nuclear Blast, depois de passar anos em uma das minhas gravadoras favoritas, a Prophecy Productions. “Spiritual Instinct” é o primeiro álbum do Nuclear Blast e serve como uma boa introdução para a banda, ao invés de levar seu som para uma nova direção.

Os dois últimos álbuns do Alcest, “Shelter” e “Kodama”, cada um explorou diferentes elementos do som da banda. “Shelter” foi essencialmente um álbum pop de sonho/shoegaze direto que evitou o lado black metal da banda. “Kodama” trouxe de volta o black metal, mas acrescentou uma vibração do Extremo Oriente aos procedimentos. “Spiritual Instinct” é o que eu chamaria de um álbum padrão do Alcest. A faixa de abertura “Les Jardins De Minuit” se apóia fortemente nas batidas explosivas de Winterhalter, o que é bom, mas parece evitar o lado atmosférico da banda.

“Protection” e “Saffire” são os dois primeiros singles, o que faz sentido, já que cada um tem títulos em inglês. Se você vai chegar ao próximo nível, faz sentido. Para mim, o fato de Neige cantar em francês não faz diferença, pois é difícil entender seus vocais ásperos e limpos. Na verdade, gosto disso porque é mais sobre o SOM de sua voz e as melodias. “Protection” apresenta um grande som e excelentes riffs. É realmente cativante!

“Saffire” é mais lenta para começar antes de encontrar seu groove. É outra música amigável. As coisas ficam mais complexas com “L'Île Des Morts” e a faixa-título. Cada um mistura o etéreo com o agressivo, a dinâmica que me atraiu ao Alcest para começar. Então, sim, essas são minhas duas músicas favoritas até agora. Mas como aprendi com Alcest, a música deles cresce com o tempo. Então, embora eu realmente goste de “Spiritual Instinct”, não diria que é tão bom quanto os dois últimos álbuns. Mas ainda é um álbum incrível que funciona como uma introdução à pura grandeza de Alcest.

Classificação: 8,5/10

Gravadora: Nuclear Blast
Data de lançamento: 25 de outubro de 2019
Bandcamp: https://alcest.bandcamp.com › album › spiritual-instinct

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

A Jo Kennedy Deslumbrada

Durante minha adolescência, houve uma série de músicas que, embora eu as amasse na época, pareciam desaparecer na periferia da minha mente q...