quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

A opinião de Bob Dylan sobre Jimi Hendrix

Bob Dylan é um dos compositores mais prolíficos de todos os tempos e já escreveu mais de 600 canções durante sua carreira. Ele não foi o único que teve muito sucesso com as músicas que escreveu, houve muitos outros artistas que conseguiram pegar uma faixa de Dylan e realmente dar à música um novo ponto de vista musicalmente, tornando-a ainda maior. Jimi Hendrix foi um desses músicos e teve a oportunidade de fazer covers de algumas músicas de Dylan durante sua carreira.

Dylan já falou sobre Hendrix e deu sua opinião sobre o falecido cantor, compositor e guitarrista americano.

Qual a opinião de Bob Dylan sobre Jimi Hendrix

Ambos os artistas tinham quase a mesma idade, já que Dylan era apenas um ano mais velho que Hendrix, mas o artista de Folk Rock iniciou sua carreira musical em 1959, três anos antes de Hendrix. A revolução musical causada por Dylan começou já em 1962 com o lançamento de seu álbum de estreia autointitulado e continuou durante essa década inspirando artistas de todo o mundo, incluindo os Beatles .

Hendrix tocou durante esses anos com muitos outros artistas, incluindo Little Richard , antes de finalmente criar sua própria banda: The Jimi Hendrix Experience. Foi em seu terceiro álbum “Electric Ladyland” que ele fez um cover ao lado de Noel Redding e Mitch Mitchell, da clássica canção de Dylan “All Along the Watchtower”, lançada pelo artista Folk apenas um ano antes.

A versão eletrizante de Hendrix transformou completamente a música em um clássico do Rock and Roll e Dylan ficou feliz com isso. Ele sempre admirou Hendrix e agradeceu quando ele foi homenageado em 2015 como Personalidade do Ano da MusiCares . Dylan falou em seu discurso sobre sua carreira e agradeceu a muitos artistas que fizeram covers de suas músicas. Um deles foi, claro, Jimi Hendrix.

“Ah, e não posso esquecer Jimi Hendrix. Na verdade, eu vi Jimi Hendrix se apresentar quando ele estava em uma banda chamada Jimmy James and the Blue Flames – algo assim. E Jimi nem cantou. Ele era apenas o guitarrista. Ele pegou algumas pequenas músicas minhas nas quais ninguém prestava atenção e as elevou até os limites da estratosfera e transformou todas elas em clássicos. Tenho que agradecer ao Jimi também. Eu gostaria que ele estivesse aqui”, disse Bob Dylan.

Não foi a primeira vez que Hendrix fez um cover de uma música de Dylan. Em 1967, durante sua histórica apresentação no Monterey Pop Festival, ele tocou “Like a Rolling Stone”.

Eles tiveram a oportunidade de se conhecer


Houve muitas revoluções musicais acontecendo ao mesmo tempo nos anos 60 e os artistas trabalharam muito, mas Hendrix e Dylan tiveram a chance de se conhecer. Como Jimi disse  a Steve Barker em 1967, eles se viram uma vez, mas estavam completamente loucos. O músico também disse que gostava de Dylan, mas não era uma inspiração porque sentia que nunca poderia escrever como Dylan.

“Eu o vi uma vez, mas nós dois estávamos loucos. Lembro-me vagamente. Foi neste lugar chamado The Kettle of Fish in the Village. Nós dois estávamos chapados ali e ficamos rindo. Sim, nós apenas rimos. As pessoas sempre tiveram que colocá-lo no chão. Eu realmente gosto dele, no entanto. Eu gosto daquele álbum Highway 61 Revisited e especialmente de 'Just Like Tom Thumb's Blues'! Na verdade, ele não me inspira, porque eu nunca conseguiria escrever o tipo de palavras que ele escreve.”

Ele continuou:

“Mas ele me ajudou a tentar escrever duas ou três palavras. Porque eu tenho mil músicas que nunca serão finalizadas. Eu apenas fico deitado e escrevo cerca de duas ou três palavras. Mas agora tenho um pouco mais de confiança para tentar terminar um. Quando eu estava no Village, Dylan estava morrendo de fome lá. Ouvi dizer que ele costumava ter um bloco com ele o tempo todo para anotar o que via ao seu redor. Mas ele não precisa ficar chapado quando escreve, embora provavelmente seja um gato assim – ele simplesmente não precisa ser”, disse Jimi Hendrix.

Na mesma conversa, ele foi questionado sobre o artista escocês de Folk Rock Donovan. Hendrix disse que gostava dele, mas gostava mais da música de Dylan. A razão foi porque ele sentiu que as composições dos artistas americanos eram mais “terrenas e vivas”.

Ele também disse que gostaria de fazer algumas sessões de trabalho com Dylan, algo que infelizmente nunca aconteceu. “Eu gostaria de tocar algumas sessões atrás de Dylan. O grupo dele deveria ser um pouco mais criativo”.

Quando Jimi Hendrix morreu em 1970, Bob Dylan já havia lançado 10 álbuns. Agora, mais de cinco décadas depois, ele já lançou 40 discos de estúdio.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Elvis Presley - Elvis Is Back! (1960 US)

  Elvis retornou ao Studio B de Nashville em 20 de março de 1960, apenas 15 dias depois de voltar para casa após sua passagem pelo exército ...