sexta-feira, 28 de junho de 2024

Blowin’ in the Wind (1963) – Bob Dylan

 

It ( Blowin' ) foi descrita como uma canção de protesto e coloca uma série de questões retóricas sobre paz, guerra e liberdade. O refrão “The answer, my friend, is blowin' in the wind” foi descrito como “impenetravelmente ambíguo: ou a resposta é tão óbvia que está bem na sua cara, ou a resposta é tão intangível quanto o vento”
– Mick Gold em “ Life and Life Only: Dylan at 60 ” – Judas!  magazine abril de 2002. p. 43.

Blowin' in the Wind foi a primeira música que me lembro de ter ouvido de Bob Dylan. Eu erroneamente o encontrei pensando que era Catch the Wind , de Donovan , que eu estava procurando depois de ver o episódio Wonder Years em que apareceu. Você pode ler mais sobre meu 'belo erro' neste artigo . Eu ouço muito menos Blowin' agora do que em meus anos de formação. O mesmo poderia ser dito de muitas das primeiras músicas de Dylan, mas músicas como essas, que eu não conseguia ouvir o suficiente no início da adolescência, incutiram em mim uma certa 'visão de mundo' e me permitiram encontrar um significado para minha identidade. e existência e compreender mais claramente como o mundo “realmente” funcionava.

Blowin' é uma das maiores conquistas de Bob Dylan no que diz respeito à música folk-protesto e hinos espirituais. Também é reconhecida como uma das maiores canções de todos os tempos na música contemporânea; listada como nº 14 na lista da revista Rolling Stone  das “ 500 Maiores Canções de Todos os Tempos ”. Semelhante ao que ocorreu com outras canções significativas criadas por Dylan nos anos 60, outros grupos, incluindo Peter, Paul e Mary, alcançariam consideravelmente mais sucesso comercial com seu material do que ele.

Dylan escreveu e executou originalmente uma versão em dois versos da música; sua primeira apresentação pública, no Gerde's Folk City, em 16 de abril de 1962, foi gravada e distribuída entre os colecionadores de Dylan. Pouco depois dessa apresentação, ele adicionou o verso do meio à música. Algumas versões publicadas das letras invertem a ordem do segundo e terceiro versos, aparentemente porque Dylan simplesmente anexou o verso do meio ao seu manuscrito original, em vez de escrever uma nova cópia com os versos na ordem correta.

[Verse 1]
How many roads must a man walk down
Before you call him a man?
How many seas must the white dove sail
Before she sleeps in the sand?
Yes, and how many times must the cannonballs fly
Before they’re forever banned?

[Refrain]
The answer, my friend
Is blowin’ in the wind
The answer is blowin’ in the wind

[Verse 2]
Yes, and how many years can a mountain exist
Before it is washed to the sea?
Yes, and how many years can some people exist
Before they’re allowed to be free?
Yes, and how many times can a man turn his head
And pretend that he just doesn’t see?

[Refrain]

[Verse 3]
Yes, and how many times must a man look up
Before he can see the sky?
Yes, and how many ears must one man have
Before he can hear people cry?
Yes, and how many deaths will it take till he knows
That too many people have died?

[Refrain]

Em junho de 1962, a música foi publicada na  Sing Out! , acompanhado pelos comentários de Dylan:

Não há muito que eu possa dizer sobre essa música, exceto que a resposta está soprando no vento. Não está em nenhum livro, filme, programa de TV ou grupo de discussão. Cara, está no vento – e está soprando no vento. Muitas dessas pessoas descoladas estão me dizendo onde está a resposta, mas, ah, não vou acreditar nisso. Eu ainda digo que está no vento e, assim como um pedaço de papel inquieto, tem que cair um pouco... Mas o único problema é que ninguém pega a resposta quando ela cai, então poucas pessoas conseguem ver e saber... e então ele voa para longe. Continuo dizendo que alguns dos maiores criminosos são aqueles que viram a cabeça quando veem o que é errado e sabem que é errado. Tenho apenas 21 anos e sei que já houve muitas guerras... Vocês, maiores de 21 anos, são mais velhos e mais espertos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Rush - Vancouver Circumstances (04-11-1978)

  Bootleg:  Vancouver Circumstances  Produzido : Gypsy Eye: GE-143. Data:  04 de Novembro de 1978. Local:  Pacific Coliseum, Vancouver, Brit...