sexta-feira, 28 de junho de 2024

Nº1 Breezin’ — George Benson, Julho 31, 1976

 Producer: Tommy LiPuma

Track listing: Breezin’ / This Masquerade / Six to Four / Affirmation / So This Is Love? / Lady / Down Here on the Ground / Shark Bite / This Masquerade

31 de julho de 1976
2 semanas

Em Breezin', o produtor Tommy LiPuma ajudou George Benson a redescobrir sua voz. Os estilos de guitarra jazz/R&B de Benson lhe renderam ampla aclamação, incluindo uma indicação ao Grammy por seu álbum de 1973 White Rabbit e contratos de gravação da Columbia e da gravadora CTI de Creed Taylor. No entanto, sua voz geralmente estava ausente de suas gravações. Isso mudou, no entanto, quando a Warner Bros. o contratou em 1976 e Benson foi trabalhar com o produtor da equipe da Warner Bros., LiPuma, em Breezin' .

“Quando conheci Tommy, ele disse: 'George, ouvi você cantar há cinco anos em São Francisco e nunca consegui entender por que ninguém explorou sua voz'”, diz Benson. “Ele me trouxe uma música chamada 'This Masquerade' e disse: 'George, você pode rasgar isso.'” Mesmo assim, Benson tinha suas dúvidas. “Achei que era uma música legal. Gostei da versão de Leon Russell, mas não achei que pudesse melhorá-la, então fiquei meio relutante em me comprometer com ela. O que me convenceu a fazer a música foi que quando a toquei para alguns caras da banda, suas esposas disseram: 'Uau, essa é minha música favorita'”.

A música marcou um retorno ao microfone para Benson, que começou sua carreira nos anos 50 cantando e tocando violão. No final dos anos 60, no entanto, os disc jockeys estavam dizendo a ele que não tocariam seus vocais. "Mas eu não deixei que isso me incomodasse, porque eu sabia que basicamente as pessoas me aceitavam como guitarrista", ele diz.

Os vocais de Benson em “This Masquerade” foram comparados aos de Stevie Wonder. “Eu conhecia Stevie. Éramos bons amigos e a comparação realmente ajudou o disco a ser tocado”, diz Benson. “Stevie era um dos melhores vocalistas do mundo na época e eu era um guitarrista sendo comparado a ele. Como eu poderia estar infeliz?”

Mesmo enquanto estava no estúdio, “This Masquerade”, que se tornou um hit top 10, obteve respostas excepcionais. Bobby Womack foi chamado para contribuir com uma versão reformulada de “Breezin'” como faixa-título do álbum, lembra Benson. “Bobby entrou enquanto estávamos tocando 'This Masquerade'. Ele disse: 'Uau, quem aqui tem uma voz assim?' Ele não sabia que eu cantava. Essa foi a primeira indicação de que tínhamos algo especial.”

Breezin' foi gravado em 6, 7 e 8 de janeiro de 1976, na Capitol Records em Hollywood. O estúdio estava reservado por quatro dias, Benson relembra, então com o álbum completo, Benson e companhia saíram e festejaram no quarto dia. Trabalhar na Capitol tornou as sessões ainda mais especiais para Benson. “Esse é o estúdio que Nat [King Cole] construiu. Para mim foi um momento muito histórico estar no estúdio em que tantos grandes gravaram. Há tanta história ali.”

OS CINCO MELHORES
Semana de 31 de julho de 1976

1. Breezin’, George Benson
2. Frampton Comes Alive!, Peter Frampton
3. Wings at the Speed of Sound, Wings
4. Chicago X, Chicago
5, Spitfire, Jefferson Starship


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Secret Oyster "Straight to the Krankenhaus" (1976)

O reconhecimento internacional foi  uma faca de dois gumes para  Secret Oyster  . Por um lado, o número de digressões aumentou significativa...