quarta-feira, 17 de julho de 2024

BIOGRAFIA DE Flávio Venturini

 

Flávio Venturini

Flávio Hugo Venturini (Belo Horizonte23 de julho de 1949) é um cantortecladistapianista e compositor brasileiro.[1]

Biografia

Flávio descobriu a música aos 3 anos de idade e aos 15 começou sua formação musical. Acordeon foi o seu primeiro instrumento. Logo depois ganhou de seu pai um piano, e assim começou seus estudos na Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte, onde estudou percepção musical e piano.

Carreira

Foi revelado nos anos 1970 pelo movimento Clube da Esquina, que também revelou Milton NascimentoLô BorgesBeto Guedes, entre outros.

Participou do grupo musical O Terço[2], entre 1974 e 1976, antes de criar em 1979 o grupo 14 Bis, pelo qual fez sucesso entre 1980 e 1989, quando saiu do grupo para seguir carreira solo[2], também com grande sucesso.

Entre seus principais sucessos, como compositor ou intérprete, estão "Todo Azul do Mar", "Linda Juventude", "Planeta Sonho", "Nascente", "Nuvens", "Espanhola" (parceria com Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra), que é sua música mais conhecida e foi um grande hit entre 1986 e 1987; e "Mais Uma Vez" (parceria com Renato Russo, líder da Legião Urbana, que foi gravada originalmente pelo 14 Bis em 1987 e ganharia uma nova versão em 2003,[3] apenas com a voz de Renato e incluída na trilha sonora da telenovela Mulheres Apaixonadas). Da carreira-solo, destacam-se, entre outras músicas, "Princesa", "Besame", "Céu de Santo Amaro" e "Noites com Sol".

Iniciou em 2015 o projeto “Encontro Marcado com Sá & Guarabyra e 14 Bis”, que foi registrado em CD e DVD.

Em 2020, lançou Paisagens sonoras – Volume 1, com parcerias com Ronaldo BastosNilson Chaves e Luiz Carlos Sá.[4]

Vida pessoal

Flávio Venturini, na infância, foi coroinha da Igreja Católica. Também já foi militar e jogador de futebol.

É irmão do também músico Cláudio Venturini.[5]

É torcedor do América-MG.[6][7]

Entrevistas

Em 2005, Flávio forneceu uma entrevista ao Museu da Pessoa [8], descreve qual foi sua principal inspiração para sua trilha no mundo da música e também como foi seu começo desse caminho durante sua juventude.

"Essa coisa toda dos Beatles eu acho que me fez realmente, me levou para música; tinha aquele sonho de um dia tocar em algum grupo, alguma banda, sei lá. Sentou atrás de mim um amigo, um grande amigo até hoje; um ator aqui de Belo Horizonte, chamado Kimura. Ele tocava uma gaitinha, sentava atrás de mim; tinha um piano no corredor da escola e a gente, nos intervalos, ficava ali fazendo um som. Eu tinha começado a estudar piano um pouquinho, tinha ganhado um acordeom. O primeiro instrumento tinha sido um acordeom que a minha mãe me deu também, que foi a minha iniciação mesmo com a teoria musical, porque eu tinha aulas. Meu pai tinha um restaurante e nesse restaurante tinha um piano, tinha som à noite; tocava um trio, Piano Bar mesmo. Eu ia para lá de tarde, começava a tocar."
— Flávio Venturini

 Em entrevista ao Museu da Pessoa

Discografia

Clube da Esquina

O Terço

14 Bis

  • 1979 - 14 Bis 70.000
  • 1980 - 14 Bis II
  • 1981 - Espelho das Águas
  • 1982 - Além Paraíso
  • 1983 - A Idade da Luz
  • 1985 - A Nave Vai
  • 1987 - Sete
  • 1988 - Ao Vivo

Nota: todos os álbuns do 14 Bis ainda com a participação de Flávio Venturini foram lançados pela EMI-Odeon.

Solo

  • 1982 - Nascente (EMI/Odeon)
  • 1984 - O Andarilho (EMI/Odeon)
  • 1990 - Cidade Veloz (Chorus/Som Livre)
  • 1992 - Ao Vivo (Som Livre)
  • 1994 - Noites com Sol (Velas) 100.000
  • 1996 - Beija-Flor (Velas)
  • 1997 - Flavio Venturini e Toninho Horta no Circo Voador (Dubas)
  • 1998 - Trem Azul (EMI/Odeon)
  • 1999 - Linda Juventude (Som Livre) (lançado em CD e DVD)
  • 2003 - Porque Não Tínhamos Bicicleta (Trilhos)
  • 2005 - Luz Viva (Trilhos)
  • 2005 - Aquela Estrela (Trilhos)
  • 2006 - Canção Sem Fim (Trilhos)
  • 2009 - Não Se Apague Esta Noite (Trilhos/Som Livre) (lançado em CD e DVD)
  • 2013 - Venturini
  • 2019 - Paraíso - Flávio Venturini & Orquestra DoContra

Tributos a Flavio Venturini


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

CRONICA - MAHAVISHNU ORCHESTRA | Visions Of The Emerald Beyond

  A publicação em 1974 de  Apocalipse  pela Orquestra Mahavishnu mostrou, através da contribuição de uma orquestra bombástica, um guitarrist...