terça-feira, 16 de julho de 2024

David Serby: “Low Hanging Stars” (2024) CD Review


David Serby desempenha um papel importante na cena musical do sul da Califórnia, mesmo quando não está lançando seus próprios álbuns, pois sua influência ainda é sentida. Mas agora, depois de uma década desde seu último álbum, David Serby And The Latest Scam de 2013 , ele lançou um novo álbum. Intitulado Low Hanging Stars , ele apresenta todo o material original. Enquanto David Serby And The Latest Scam tinha uma vibração pop, este o encontra de volta ao território country, onde ele naturalmente prospera. David Serby está no violão e vocais. Juntando-se a ele neste lançamento estão Darice Bailey nas teclas e vocais de apoio, Carl Byron nas teclas e acordeão, Ed Tree na guitarra elétrica, Gregory Boaz no baixo e Dale Daniel na bateria, com alguns convidados na primeira faixa. Ed Tree, além de tocar guitarra elétrica, produziu o álbum.

O álbum abre com um número country divertido com uma energia de rock and roll intitulado "Fishtail Cadillac", sobre uma mulher que pega o chapéu e o carro de um homem. E ele sai atrás. " Ela me deu uma última piscadela/Blasting Alan Jackson/Meu 8-track favorito/No meu Cadillac fishtail ." Sim, é uma música que nos leva de volta no tempo. É um número brincalhão, nada muito sério aqui, e é totalmente agradável, embora talvez ainda mais para a mulher em questão, pois ela se sai bem. Esta faixa apresenta algumas coisas realmente boas na guitarra. Taras Prodaniuk toca baixo nesta faixa, e Scott Babcock está na bateria. É seguido por "Lonely Motel Days", que tem uma vibração leve e descontraída, algo semelhante ao que você pode esperar de Jimmy Buffett. A vibração da música combina com a letra, com versos como " Sempre que minha garota me disse adeus/Eu estive no centro da cidade ficando chapado/Ei, estou apenas vivendo dias solitários de motel ." Por melhor compositor que David Serby seja, tenho que apontar a redundância no verso “ Hit the ATM machine ”, que significa “Bata na máquina do caixa eletrônico”. Mas talvez funcione para o caráter da música. Esta faixa também apresenta algumas coisas legais nas teclas.

“Low Hanging Stars”, a faixa-título do álbum (e um título que eu realmente gosto) é uma música sobre ser um músico profissional, ou ter sido um, e sobre envelhecer e como manter esse tipo de estilo de vida pode causar a ruína de alguém. Confira estas linhas: “ Nossos nomes estavam em neon/Ei, nós iluminamos o céu/Tão brilhantes quando você nos viu/Você cobria seus olhos/Agora dormimos em portas/De bares frios de becos/Mas mais altos do que nunca/Nós somos estrelas baixas .” O interessante é que a música dessa música tem uma grande energia, e é essa energia, essa música, que continuará mesmo depois que os personagens dessa música se forem. A música continua viva, mas há algo realmente triste no final dessa música porque ela retorna à sua primeira linha, quando esses personagens eram crianças e suas vidas estavam à frente deles. Esta é uma das minhas faixas favoritas. Então “Another Chance To Dream” tem uma vibração mais doce, com um som bonito desde o início, já que o dia começa com o sonho de que ele ainda está com a pessoa que amava. E pelo seu tom, quase parece que o sonho é o suficiente, pelo menos enquanto ele puder segurá-lo. Mas uma vez que ele vai, ele desliza para o pesadelo da vida desperta, e então espera ansiosamente pela noite quando ele “terá outra chance de sonhar ”. É um estado triste de se estar, mas não é uma música deprimente. Sua entrega não é cheia de desespero, mas sim há algo esperançoso, já que ele espera ansiosamente por seus sonhos, mesmo que perceba que deveria tentar seguir em frente. E a faixa apresenta um belo trabalho no acordeão.

Há uma energia deliciosa em "She Ain't Changed At All", e talvez seja porque nessa música a mulher retornou à sua vida depois de sete anos. Aqui está um gostinho da letra: " E então ela olhou para mim/Como se ela nunca tivesse partido/Com um sorriso que me fez cair/E quando ela disse meu nome/Isso tirou meu fôlego/Eu tenho que dizer que ela não mudou nada ." O ritmo nos dá a sensação de que eles vão continuar se movendo. A questão é se eles vão ficar juntos ou não. Mas a resposta está no título da música, pois como ele diz, " Ela não mudou nada ." Isso é seguido por "A jukebox está quebrada." Este é um número divertido, um para te levar para a pista de dança, mesmo quando ele nos diz " A jukebox está quebrada/E não há música aqui ." Existem versos mais tristes do que esses? Essas linhas são particularmente tristes para as pessoas que habitam esse bar em particular, desejando que houvesse uma música que os ajudasse a conhecer alguém especial, os ajudasse a se conectar com aqueles ao seu redor. É tão mais fácil com música, não é? Essa faixa também apresenta algumas coisas maravilhosas no acordeão, e eu adoro o trabalho de guitarra aqui.

Se você mora em Los Angeles, provavelmente já pensou em ir embora em algum momento. Especialmente agora, quando os aluguéis estão ficando ridículos. Mas, caramba, para onde iríamos? Que lugar é melhor? Confira o refrão da música: “ Mas eles também têm problemas em Houston/Nashville vai te bater até ficar preto e azul/Eles não construíram uma cidade/Não podem te arrastar de joelhos/Claro, estamos todos quebrados e os shows não pagam/Mas isso não está me afastando/Porque essas outras cidades não vêm com garantias/Então por que deixar Los Angeles? ” E essa música arrasa, assim como os muitos cômodos desta grande cidade, mesmo que estejam apenas pela metade. Toda cidade tem boa música, claro, mas Los Angeles parece ter mais do que a maioria dos lugares, e isso é o suficiente para manter aqui, mesmo enquanto eu luto para pagar o aluguel do meu pequeno apartamento. “Why Leave Los Angeles” é seguida por “I Bought The Ring”. Esta tem uma vibração alegre, embora a letra mencione problemas: " Fui avisado, mas cara, eu era ingênuo/Você disse que tinha mudado, me fez acreditar/Ficou diante do juiz e disse que sim/Agora aqui estou eu, preto e azul ." Sim, é o tipo de dança em que esses dois estão envolvidos, e os vocais de apoio no refrão realmente ajudam a ilustrar isso.

Há algo atemporal em “Trying To Get To Encinitas”, sobre tentar chegar a algum lugar para ver alguém e a luta para chegar lá. “ Eu consegui ir até San Clemente/Achei uma moeda na rua/Mas eles arrancaram todos os telefones públicos/Acho que é isso que eles pensam de pessoas como eu .” Sim, o mundo não tem paciência ou compaixão por ninguém que não tenha um celular. Para onde foram todos os telefones públicos? Esta faixa apresenta um trabalho maravilhoso no acordeão, o que nos ajuda a acreditar que ele vai conseguir onde está indo. O álbum então conclui com “Is It Lonely In Here.” Estar sozinho quando você está sozinho é uma coisa, mas é muito pior se sentir sozinho quando você está em um bar, e é disso que esta música fala. “ Sou eu/Ou é solitário aqui/Porque eu vejo os dançarinos/Mas eu não consigo compreender/Se eu não posso tê-la/Eu juro que o amor deles deve ser apenas fingimento .” Não faz sentido quando o mundo exterior não combina com o que está acontecendo dentro de nós. Esta faixa apresenta uma performance vocal particularmente boa, assim como um ritmo excelente. É tão bom ter David Serby lançando novas músicas novamente, e espero que não tenhamos que esperar muito antes de seu próximo lançamento.

Lista de faixas do CD

  1. Fishtail Cadillac
  2. Lonely Motel Days
  3. Low Hanging Stars
  4. Another Chance To Dream
  5. She Ain’t Changed At All
  6. The Jukebox Is Broken
  7. Why Leave Los Angeles
  8. I Bought The Ring
  9. Trying To Get To Encinitas
  10. Is It Lonely In Here

Low Hanging Stars foi lançado em 14 de junho de 2024 pela Blackbird Record Label.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

É um tipo de magia

Em meados de 1982, o empresário da guitarra de blues/rock Steve Miller lançou um feitiço sobre as paradas australianas com a suave e sedosa ...