sábado, 20 de julho de 2024

Elton John: Jewel Box


Este é um enorme box set retrospectivo de Elton John, contendo oito CDs e 148 faixas. É, por sua própria admissão, um conjunto complementar autocurado para sua coleção Diamonds de seus maiores sucessos. Aqui temos tudo, menos seus maiores sucessos - temos cortes profundos, demos, outtakes, lados 'b', raridades e um disco de músicas que significam muito para o próprio homem. 

É claramente uma curadoria volumosa, mas, para mim, você pode tirar os três CDs de demos do início da carreira. Sei que muitos aficionados acharão que eles são polvilhados com ouro puro, mas eu, como costumo fazer com demos, continuo frustrado e insatisfeito com seu som lo-fi e caseiro. Isso diminui qualquer mérito que essas primeiras músicas possam ter tido. Provavelmente há algumas boas músicas entre as quase setenta fileiras alucinantes, mas elas simplesmente não me agradam. Depois que lutei com cerca de vinte delas, cansei. Elas são gravadas principalmente com Elton no piano e alguém no pandeiro e muitas vezes soam como se tivessem sido gravadas em seu quarto. Talvez tenham sido. Algumas delas são versões de banda completa, e são principalmente aquelas que apareceram no álbum de estreia abortado do Regimental Sgt. Zippo . No entanto, elas me parecem ter um som muito pior do que na versão estéreo recentemente lançada do álbum por si só. 

Muitas das músicas me lembram da produção de David Bowie do mesmo período (1967-69) - meio que números hippies, até infantis e sonhadores que provavelmente permaneceram no chão da sala de edição. Algumas delas são ok, as mais blues, e quando chegamos às demos das músicas de Tumbleweed Connection e Madman Across The Water as coisas obviamente melhoram um pouco, mas o ato continua sendo que elas ainda são demos e, como você deve saber, The Panther não faz demos, no geral.

Se eu quiser tocar este box set, primeiro toco a escolha pessoal de cortes profundos de Elton, que, embora ligeiramente pendendo em favor de baladas em oposição a rockers, é uma excelente seleção. Isso faz você perceber quanto material ele tem que muitas pessoas simplesmente não conhecem. Meus favoritos pessoais que aparecem são Where To Now, St. Peter?, Gone To Shiloh (com Leon Russell), Too Low For Zero, All That I'm Allowed, Stone's Throw From Hurtin', Boogie Pilgrim, All Quiet On The Western Front, The Emperor's New Clothes, Blues For My Baby And Me e o corte maravilhoso de Caribou, Ticking, de 1974. Quão boa é essa faixa, a propósito? No final desta análise, coloquei um link do Deezer para minha própria playlist de cortes profundos de Elton John. Ela difere da do próprio Elton, com nós dois compartilhando apenas cerca de um terço de nossas escolhas. Dedos velhos e gordinhos provavelmente teriam saído furiosos de qualquer discussão hipotética que pudéssemos ter sobre quais músicas escolher. Eu suspeito que ele amou escolher essas músicas, no entanto, eu sei que eu amo - eu amo esse tipo de lista, e eu tenho tido grande prazer em ouvir suas escolhas. Dê-me cortes profundos em vez de demos o dia todo. Eu sei que completistas obsessivos provavelmente discordarão, mas é ter as escolhas de cortes profundos de Elton juntas em um só lugar que é o ponto de venda desta caixa, no que me diz respeito. 

Os lados 'b' também contêm algumas preciosidades escondidas. White Man Danger é uma, A Simple Man, The Retreat, Big Man In A Little Suit, Rope Around A Fool e Fools In Fashion são outras. Há um monte delas.

Quanto à seção "this is me" de Elton, os destaques são Empty Sky, Lady Samantha, Amazes Me, American Triangle, Cold As Christmas (In The Middle Of The Year) e uma das minhas favoritas, a adorável Sartorial Eloquence. 

Então, como eu disse, tire os CDS 3, 4 e 5 e você terá uma caixa genuína de joias semi-escondidas anteriormente. Tenho certeza de que Elton discordaria fortemente de mim por tirar aquelas demos iniciais, mas aí está, todos nós fazemos nossas escolhas. Todos nós nos apaixonamos às vezes.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Kate Bush - Hounds of Love (1985)

Hounds of Love   (1985) Kate Bush Kate Bush  com o sobrenatural sempre foi um tema marcante em sua ilustre discografia, mas em nenhuma outra...