quinta-feira, 11 de julho de 2024

Jimi Hendrix Experience - 'Magic Fingers' (1980) Bootleg





Gravado em 19 de março, terça-feira, 1968
2º Espetáculo
Teatro Capitólio,
Ottawa, Ontário, Canadá

Não é apenas um bom show, mas uma das poucas fitas soundboard da turnê norte-americana do Jimi Hendrix Experience   . Aparentemente gravada pelo próprio Jimi, soa excelente. É o primeiro show norte-americano completo no soundboard desde Monterey. Não há outro soundboard até Miami (e são apenas 4 músicas), exceto, é claro, pelas infames jams Scene Club e Cafe Au Go Go (17 de março de 1968). Depois disso, Woburn (insira o tema Twilight Zone...)

"Tax Free" está ficando mais longo a cada vez - agora em torno de 10 minutos (quase metade do tempo de DC Hilton uma semana antes)... "Red House" muito mais longo agora (quase 10 min). A seção intermediária mais jazzística agora está se desenvolvendo, e acredito que seja a primeira apresentação do interlúdio em que Jimi "dá um tapa" (uma baqueta?) nos acordes em vez de dedilhá-los. A qualidade da gravação realmente brilha no som da guitarra nesta - é como sentar na frente dos Marshalls e você pode ouvir cada detalhe e nuance de sua técnica de blues e tons limpos...

"Spanish Castle Magic", por outro lado, ainda não se tornou o veículo de jamming que seria nos 69 shows. Menos de 4 minutos, esta é apenas a 5ª apresentação documentada do SCM. A voz de Jimi soa ótima nesta - talvez ele consiga se ouvir pela primeira vez porque ele não parece estar se esforçando e a gravação nítida revela todos os tipos de pequenas inflexões e brincadeiras que seriam perdidas na maioria das fitas do público...


"Purple Haze" se estendeu por quase 7 minutos com introdução de guitarra de forma livre e outro estendido...

A última faixa do 2º show, "Wild Thing", é cortada, com apenas 33 segundos (o gravador de Jimi simplesmente ficou sem fita). A maioria das versões anteriores do 2º show (como esta) não inclui esta faixa e, para ser honesto, incluí-la seria inútil e frustraria o ouvinte.

Este show é imperdível e está disponível em vários outros booties (Gone But Not Forgotten, Canadian Club, Thanks Ottawa For The Memories., Super Concert 68, Live in Ottawa, Ottawa 1968 e outros)

Transcrição do concerto
O Experience faz dois shows às 18h00 e 20h30, com o apoio da Soft Machine. Esta gravação vem do 2º show.
Durante seu primeiro show, eles tocam 'Sergeant Pepper Lonely Hearts Club Band', 'Fire', 'Foxy Lady', 'Red House' e 'I Don't Live Today'.

Depois que o MC apresenta o Experience para seu segundo show, eles vão direto para 'Killing Floor'.
Após a música, Jimi anuncia: "Sim, estamos tendo pequenos problemas com o equipamento, então, por favor, espere um minuto, ok, só um segundo. Eu odeio me prejudicar com esse equipamento ruim, eu posso te dizer..." O problema é temporariamente resolvido, e Jimi continua com 'Tax Free', antes de anunciar "uma música chamada 'Let Me Stand Next To Your Old Lady... quer dizer, 'Let Me Stand Next To Your Fire'; é a mesma coisa, sabe.

No começo da música, assim que Jimi está contando a banda, vozes altas vêm do banco de amplificadores Marshall. Jimi pede desculpas à multidão, mas continua a música mesmo assim. As vozes vêm pelos amplificadores novamente e Jimi responde com "Oh cara, cala a boca, cara. De qualquer forma, gostaríamos de fazer um blues chamado 'Red House'. Isso está no LP em inglês. Eu gostaria de fazer isso para você agora em 1948." Essa música é seguida por 'Foxy Lady', então Jimi anuncia: "Eu gostaria de tentar continuar e... fazer uma coisa que foi gravada em 1778... Era muito difícil para nós gravar naquela época, muito, muito difícil mesmo encontrar um estúdio. Mas, cara, nós encontramos de alguma forma. E agora {temos} uma versão psicodélica totalmente nova disso. Totalmente nova, totalmente nova, tipo de coisa da nova era. Sim, colocamos um rearranjo de 1948 e é realmente fora do comum, cara, você deveria ouvir. É mais ou menos assim aqui."


Jimi continua com uma versão de 'Hey Joe' que inclui a nova introdução que ele vem adicionando. "Sim, gostaríamos de tentar uma coisa chamada 'Spanish Magic', por exemplo 'Spanish Magic Laffish', sim, escrita por Henry
"Schwartz..."

Jimi estava gravando o show ele mesmo e agora de repente exclama, "Oh, a fita vai acabar!" Ele comenta para o público: "Vocês todos estão batendo palmas só porque sabem que tem um gravador ligado. Vocês não querem que a gente fique envergonhado quando tocarmos em casa para as nossas namoradas..." O público responde com altos gritos e palmas. Jimi comenta em voz alta: "Muito, muito obrigado, muito obrigado, nós realmente não... nós realmente não merecíamos isso, muito obrigado, eu realmente curti. Então eu gostaria de ir em frente e fazer 'Spanish Castle magic', para ver se conseguimos nos entender. Depois Jimi comenta "Tem um gato ali... De qualquer forma, ele disse que temos mais dois números para tocar. Então eu gostaria de dizer muito obrigado, cara, foi realmente um groove e, er, vocês todos realmente tiveram muita paciência' o que, er, o que é muito útil. Muito obrigado por me deixar, você sabe, me divertir aqui e ali também.

Agora gostaríamos de tocar nossa música mundialmente famosa antes de começarmos com nossas duas últimas músicas. É uma coisa chamada 'Tune up time blues' parte dois'." Nesse momento, um roadie diz a Jimi que um de seus amplificadores está quebrado. Ele comenta para o público, com uma voz de Bill Cosby: "Cara, meus amplificadores quebraram' Cara, o amplificador deles quebrou, bem, eu não consigo tocar minha guitarra agora... É uma chatice, cara. Ei cara, por que você quer quebrar meu amplificador desse jeito? Vocês todos conseguem curtir Bill Cosby? Ele está realmente fora de vista." 

Enquanto isso, Jimi tenta afinar sua guitarra e brinca com o público: "A seguir, teremos no palco uma jam session com três sanduíches de pasta de amendoim e geleia e os daremos aos vencedores. Ainda estou com problemas para afinar meu instrumento."
Jimi retoma o tema de Bill Cosby: "Ah, sim, o gato... tem uma certa pessoa na plateia". Que tal uma salva de palmas para Bill Cosby sentado ali?
Que tal uma grande salva de palmas para Bill Cosby? Vamos lá! 

Oh, espere um minuto"' Oh, me desculpe moça, me desculpe moça, eu não fiz oh" Ela cuspiu no meu olho, cara"
Agora afinado, Jimi acerta os harmônicos em sua guitarra e começa uma introdução selvagem para 'Purple Haze'. No final da música, ele troca de guitarra - isso faz os amplificadores assobiarem mal. Sua guitarra está desafinada novamente e, exasperado, ele comenta: "'Espere um minuto, espere um minuto, cara, isso realmente é um problema'". Ele pede para Noel tocar um A para que ele possa afinar sua guitarra, mas quando ele atinge a corda A, ela está completamente desafinada, e Jimi brinca: "Oh, isso definitivamente não é um A ali", quero dizer, o bom senso diria isso a qualquer um.

Ele continua a afinar sua corda A e tenta cantar a mesma nota simultaneamente, brincando: "Nossa... Acho que vou fazer um disco! Vai ser legal: cante nele também". Jimi prossegue cantando "Rock Me Baby" com uma voz cômica. "Ah, sim, sim, é isso". Ah, sim, vocês se lembram daqueles dias também, hein?" O público responde com aplausos e Jimi responde: "Sim, muito obrigado, sim. Para aqueles que não podem nos ver hoje à noite, er, eles estavam batendo palmas porque eu fiz um pequeno truque com meu violão".

Finalmente, Jimi repete seu monólogo sobre o hino internacional do grupo para soldados retornando do Vietnã com metralhadoras M16 e tudo isso, M16 e granadas de mão e tanques, tudo nas costas e outras coisas. Que se eles voltassem para casa com, er, guitarras de feedback "Isso é melhor do que armas, eu posso te dizer" Jimi toca uma grande nota de feedback e comenta: algo assim, acho que eu curtiria. E de qualquer forma, queremos dedicar isso à família do feedback e, er, a todos os seres humanos e You People' Terminando com um apelo irônico de "Por favor, participe porque eu esqueci as palavras." Jimi conclui a noite com 'Wild Thing''. [trecho de Jimi Hendrix Concert Files, Omnibus Press, 1999. por Tony Brown, p 86-87]



Tracklist
A1 Foxey Lady     5:01
A2 Fire 4:05
A3 Killing Floor     6:14
B1 Red House    9:36
B2 Spanish Castle Magic     5:12
B3 Hey Joe 5:16
C1 Instrumental-Jimi Jam (aka Taxman) 10:30
C2 Purple Haze     7:00
D1 I Don't Live Today(L.A Forum, 1969) 4:47
D2 In The Midnight Hour/ Jam (with Stevie Wonder) 5:00
D3 Dolly Dagger (Studio Mixing Sessions, Electric Ladyland)   7:25

* Os tempos das faixas na contracapa do álbum são imprecisos 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Eric Clapton - Jesus Coming (2001)

  CD 1  1. Introduction (2:16)  2. Layla (7:17)  3. Bell Bottom Blues (6:49)  4. Key To The Highway (9:45)  5. Massachusetts Jam (9:00)  6. ...