terça-feira, 27 de agosto de 2024

Jon Anderson & The Band Geeks – True (2024)

 

O vocalista fundador do Yes, Jon Anderson, acaba de lançar um novo álbum intitulado True , seu primeiro projeto de gravação completo com seu atual grupo de turnê, The Band Geeks.
A coleção de nove faixas de prog-rock incorpora habilmente todos os elementos sonoros pelos quais a antiga banda de Anderson se tornou conhecida durante as décadas de 1970 e 1980, incluindo vocais crescentes, letras cósmicas e espirituais, musicalidade virtuosa e assinaturas de tempo inventivas.
Anderson se juntou pela primeira vez ao The Band Geeks para uma turnê em 2023. O grupo é um coletivo de músicos talentosos, liderado pelo baixista de longa data do Blue Öyster Cult, Richie Castellano, que tem postado vídeos deles fazendo covers de várias músicas de rock clássico nos últimos anos.

MUSICA&SOM

Anderson disse ao American Songwriter que tomou conhecimento do The Band Geeks depois que seu amigo John Amick, da rádio via satélite SiriusXM, mostrou a ele um vídeo no YouTube deles tocando o clássico do Yes, "Heart of the Sunrise".

Após a turnê de 2023, que apresentou uma mistura de sucessos do Yes e faixas épicas como "Close to the Edge" e "Gates of Delirium", Anderson disse que abordou Castellano sobre a gravação de um álbum com material original.

True apresenta novas músicas que Anderson coescreveu com Castellano e outros membros do The Band Geeks, bem como algumas composições que antecederam sua colaboração com o grupo. Jon e Richie coproduziram o álbum.

Anderson disse ao American Songwriter que True foi gravado no final de 2023 e início de 2024. O projeto foi criado remotamente, já que Jon mora na Califórnia e o The Band Geeks está sediado em Nova Jersey.

Anderson observou que, embora não tenha trabalhado diretamente no estúdio com os outros músicos, a colaboração o lembrou de seus dias fazendo álbuns com o Yes na década de 1970.

Um exemplo particular disso foi uma música épica, com várias partes, intitulada “Once Upon a Dream”, que tem mais de 16 minutos de duração.

“Eu mandava ideias para Richie, e então ele mandava as ideias que ele tinha de volta para mim”, Anderson explicou sobre como a faixa surgiu. “E eu escolhia o que eu estava pensando [funcionava bem junto] e adicionava mais a isso, mais àquilo.”

Anderson continuou, “[U]ma das coisas interessantes era que fazíamos zoom toda terça-feira, porque eles estão [em] Nova Jersey, e eu estou [na] Califórnia, sabe. Eu só passava algumas horas com eles toda terça-feira, consertando isso ou projetando aquela ideia. E eu terminava algumas horas de trabalho com eles, e ia... e jantava com minha esposa, e dizia, 'É como estar com o Yes.'”

Anderson disse que rapidamente ficou impressionado com o talento de Castellano como produtor e também como músico. Jon elogiou a habilidade de Richie de criar uma paisagem sonora em torno de uma gravação simples de uma das músicas que ele lhe enviou.

“Eu enviei… 'Counties and Countries', só eu no violão, cantando a música”, ele observou. “E ele me enviou de volta uma versão lindamente construída dela, que você pode ouvir no disco. É simplesmente lindamente feita.”

True apresenta uma música chamada "Still a Friend", que Anderson disse ser uma espécie de homenagem aos seus falecidos companheiros de banda do Yes, Chris Squire e Alan White.

Anderson disse ao American Songwriter que recentemente estava ouvindo a música enquanto caminhava e imaginou que seus amigos falecidos estavam lá com ele.

“Cheguei naquela parte, 'ainda um amigo meu', e, por mais estranho que pareça, eu estava de mãos dadas com Alan e Chris”, ele compartilhou. “Enquanto eu caminhava, eu realmente tinha minhas mãos estendidas, pensando conscientemente nelas, sabe?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Em 20/09/1977: Ringo Starr lança o álbum Ringo the 4th

Em 20/09/1977: Ringo Starr lança o álbum Ringo the 4th Ringo the 4th é o sexto álbum de estúdio do músico inglês Ringo Starr, lançado em 20 ...