segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Big Girls Don’t Cry (Personal) 2007 – Fergie

 


A principal razão pela qual incluí Big Girls Don't Cry no meu projeto musical é por causa de seu refrão irresistível — muito parecido com a forma como sou atraído pelo gancho contagiante em Man! I Feel Like a Woman, de Shania Twain .
Até pesquisar essa música, eu não sabia quem era Fergie e seu impacto na indústria musical nos anos 2000. Então aqui vai... ( grande inspiração )... ' Ela foi membro do grupo de hip hop Black Eyed Peas de 2002 a 2018. Ela vendeu mais de 35 milhões de álbuns e 60 milhões de singles em todo o mundo e recebeu oito prêmios Grammy. A Billboard a classificou entre os principais artistas dos anos 2000 e, em 2010, a mesma publicação a nomeou Mulher do Ano '.

A faixa em destaque de hoje se desvia do hip hop e da música urbana dos singles anteriores de Fergie e opta por um som de balada pop mais simplista que incorpora elementos acústicos. Ela fala sobre superar a dor de um término.
Liricamente, Big Girls Don't Cry definitivamente parece ter sido escrita por alguém que ganhou seu distintivo de "Big Girl"! com versos como:
E eu vou sentir sua falta como uma criança sente falta de seu cobertor , e
eu serei sua melhor amiga e você será meu namorado
Sim, você pode segurar minha mão se quiser

E o verso " Eu preciso de um abrigo para minha própria proteção, baby " entre outros que achei um pouco desconcertante. Fergie havia parado de usar metanfetamina cristal antes do lançamento dessa música. Em uma entrevista de 2006 para a revista Time , ela falou sobre parar com seu vício. " Foi o namorado mais difícil com quem já tive que terminar ", disse ela.

Em uma entrevista posterior em 2007, Fergie admitiu que ela entrou em uma onda de sexo e drogas quando fez dezoito anos, dizendo: “ Eu tive experiências lésbicas no passado. Não vou dizer com quantos homens eu fiz sexo — mas eu sou uma pessoa muito sexual .”

[Verse 1]
The smell of your skin lingers on me now
You’re probably on your flight back to your hometown
I need some shelter of my own protection, baby
Be with myself and center
Clarity, peace, serenity

[Chorus]
I hope you know, I hope you know
That this has nothing to do with you
It’s personal, myself and I
We got some straightening out to do
And I’m gonna miss you like a child misses their blanket
But I’ve got to get a move on with my life
It’s time to be a big girl now
And big girls don’t cry
Don’t cry, don’t cry, don’t cry

[Verse 2]
The path that I’m walking, I must go alone
I must take the baby steps ’til I’m full grown, full grown
Fairytales don’t always have a happy ending, do they?
And I foresee the dark ahead if I stay

[Chorus]

[Bridge]
Like the little schoolmate in the school yard
We’ll play jacks and UNO cards
I’ll be your best friend and you’ll be my Valentine
Yes, you can hold my hand if you want to
‘Cause I wanna hold yours too
We’ll be playmates and lovers
And share our secret worlds
But it’s time for me to go home
It’s getting late and dark outside
I need to be with myself and center
Clarity, peace, serenity, yeah

[Chorus]

Big Girls Don't Cry foi lançado como o quarto single do álbum de estreia de Fergie,  The Dutchess  (2006). De acordo com a Wikipedia, a recepção crítica de Big Girls Don't Cry foi positiva, com muitos elogiando a maturidade (Umm WHAT!) e a simplicidade exibidas no single, bem como a mensagem . A música alcançou a primeira posição na  Billboard  Hot 100 e foi seu terceiro single do mesmo álbum a fazê-lo. Também alcançou o primeiro lugar em onze territórios internacionais, incluindo a Austrália, onde passou nove semanas na primeira posição, se tornou a música mais vendida de 2007 e foi certificada como platina quíntupla.
Compartilhei um vídeo com a letra simples abaixo porque os visuais no lançamento oficial não combinavam muito com meu gosto.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Matthew de Heus & The Juice: “So*p (Soup Without U)” (2023/2024) Vinyl Review

  Matthew de Heus é um cantor e compositor que mora em Michigan. Fiquei interessado em seu trabalho em 2018, quando ele lançou  Silk Purses ...