quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Yellow Magic Orchestra - Solid State Survivor (1979)

Este é meu álbum favorito do YMO. Parte disso é porque ele é tão conciso (oito faixas, 32 minutos, sem enchimento). Mas acho que é principalmente porque - embora você não possa realmente chamar nenhum álbum do YMO de "convencional" - este é certamente o mais voltado para o rock dos álbuns da banda.

Eles estavam trabalhando com origens no pop, jazz e rock, mas acho que o primeiro álbum do YMO se inclina mais fortemente na direção de um exótico enjoativo e com fermento de disco - tudo é feito brilhante e estranho. Então, do BGM em diante, sinto que a banda fica "mais suave" - ​​não menos estranha, mas menos energética e abrasiva, com as paisagens sonoras eletrônicas tendo precedência sobre a composição em si.

Em Solid State Survivor , acho que um equilíbrio perfeito é alcançado, entre energia do rock, truques exóticos e eletrônica. Isso parece, essencialmente, uma banda de rock domando e fazendo uso do som eletrônico para estender sua paleta sonora, em vez de uma banda de música eletrônica fazendo uso de elementos do rock. (Para uma ilustração bem contrastante do que quero dizer, compare as gravações ao vivo de 1979 de Faker Holic/YMO - YMO World Tour Live - not Public Pressure (公的抑圧) , que usa as mesmas gravações básicas, mas substitui a guitarra de Watanabe por overdubs de teclado - com as gravações mais distantes e menos imediatas de 1983 em After Service .) (As músicas em増殖 X∞Multiplies são comparáveis ​​em abordagem e qualidade, eu acho, embora sofram por serem divididas por esquetes de comédia.)

Parece novo até hoje. Gosto de YMO antes e depois de SSS , mas este é o álbum que ainda acho emocionante .


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Electric Wizard - Dopethrone (2000)

Dopethrone   (2000) Electric Wizard Você não verá através da fumaça espessa e da neblina, então não tente. Deixe que isso tire você do chão ...