domingo, 27 de novembro de 2022

Al Kooper sobre a gravação de “You Can’t Always Get What You Want” com os Stones


O músico americano Al Kooper é conhecido por várias realizações de carreira de alto nível, incluindo o co-fundador Blood, Sweat and Tears; tocando órgão em “Like a Rolling Stone” de Dylan e descobrindo e produzindo Lynyrd Skynyrd. Mas ele também foi um homem de estúdio de primeira chamada por anos, aparecendo em gravações do Who, Jimi Hendrix, George Harrison e muitos outros. Em 1968, ele foi convidado a ajudar em algumas gravações em que os Rolling Stones estavam trabalhando, incluindo o clássico “You Can't Always Get What You Want”. Perguntamos a ele como foi essa experiência. Aqui está o relato dele de como tudo aconteceu…

“Vi a estreia americana dos Rolling Stones em junho de 1964 no Carnegie Hall. Era difícil ouvi-los por causa da porra das mulheres enlouquecidas. Diferente dos Beatles. E eu os peguei no The Ed Sullivan Show . Mais tarde, conheci Brian Jones do Monterey International Pop Festival, em junho de 1967, onde fui assistente de direção de palco. [Nota do editor: Jones não se apresentou, mas compareceu como membro da audiência.]

“Depois de terminar [o álbum] The Live Adventures of Mike Bloomfield & Al Kooper , fui para Londres e fui pego no aeroporto por meu bom amigo [produtor] Denny Cordell. Ele então disse: 'O escritório dos Stones' me ligou e perguntou se [Kooper] gostaria de tocar em algumas sessões de gravação com eles. Eles querem que você jogue em algumas sessões.


“Eu disse, 'Como eles sabiam que eu estaria na Inglaterra?' e Denny respondeu: 'Eu não disse uma palavra. E nem sei como descobriram que eu estava envolvido. Mas eles me ligaram para terça e quarta à noite no Olympic Studios.

“No dia seguinte, saímos do hotel e fomos fazer compras na Kings Road e encontramos Brian Jones em uma loja de camisetas, que perguntou: 'Você vai tocar na sessão, Al?' Eu nunca poderia dizer não a essas pessoas, então fui. A principal razão pela qual eles me queriam era que Nicky Hopkins, seu tecladista regular, estava nos Estados Unidos.

“Fui ao estúdio. Bill [Wyman] e Charlie [Watts] estavam lá. Eu os conheci antes com Bob Dylan. Sentei-me ao órgão e conheci Jimmy Miller, o produtor. Mick [Jagger] e Keith [Richards] dispararam pela porta. Mick usava um casaco de gorila e Keith um chapéu com uma longa pena. Todos se sentaram e distribuíram violões para qualquer um que pudesse tocar violão. Em seguida, eles executaram a melodia para todos com as mudanças de acordes e os acentos rítmicos. Havia um tocador de conga na sala que enrolava baseado de haxixe. Foi decidido que eu tocaria piano na faixa básica e depois faria um overdub de órgão.

“Eu tenho um ritmo, que ouvi em uma versão cover de Etta James de 'I Got You Babe' que funcionou. Não tinha nada a ver com Sonny e Cher. Eu não podia acreditar na versão de Etta. Ouvi no rádio e achei inacreditável. Eu queria tê-lo e comprei. Eles tocaram a música no estúdio para aprender.

Assista ao cover de Kooper “Você nem sempre consegue o que deseja” em 2014

“Keith pegou com uma parte de guitarra que se misturou com a minha parte de órgão. Jimmy Miller mostrou um sotaque a Charlie e ele simplesmente não conseguiu o papel. Jimmy sentou-se na bateria e ficou lá tocando no take. Charlie estava infeliz, mas o escondia completamente. Muito gracioso. Ele não teve um acesso de raiva, mas disse: 'Por que você simplesmente não toca bateria?' Ele disse isso com sinceridade. Ele não disse isso como eu teria. (risos). Bill tocava baixo, eu tocava piano. Mick e Keith tocavam violões. Keith então fez uma parte de guitarra elétrica principal e eu fiz overdub no órgão Hammond. Nós estávamos lá fora juntos. Brian Jones estava no canto do chão lendo uma revista.

Al Kooper em 1968 (foto de seu site)

“A gravação durou cerca de quatro horas. Então, todos os tipos de comida chegaram no final da noite: costelas de cordeiro, saladas, vinhos. Não é um cheeseburger como nos Estados Unidos.

“Eu disse a Mick que, se ele quisesse ter buzinas registradas, me ligasse. Mais de meio ano depois, uma fita master de oito faixas apareceu em meu escritório na CBS Records. A nota dizia: 'Caro Al, uma vez você mencionou que poderia colocar algumas ótimas partes de sopro nisso. Bem, vá em frente e envie-nos a fita de volta. Com amor, Mick.

“Eles estavam trabalhando em um álbum, e o disco tinha uma introdução que não fizemos. Essa foi uma peça separada que eles pregaram na frente. Escrevi uma tabela de trompas e contratei uma seção de trompas e deixei um espaço na introdução para um solo de trompa francesa. Fui treinado por Ray Alonge. Enviei a fita de volta para Mick. Cerca de um ano depois, saiu sem todas as partes da trompa, exceto a trompa na introdução. Acho que eles gostaram muito do que fiz e me deram crédito. Mas falhei no que me propus a fazer, que era colocar trompas como o disco de Etta James. Eu pensei que era realmente ótimo e fui capaz de tocar, o que eu acho, é uma das minhas melhores jogadas que já fiz em retrospecto.

“Na noite seguinte, Mick e Keith me pegaram no hotel, eles estavam no saguão, e gravamos uma faixa [“Memo from Turner”] para Performance , o filme em que Jagger estava trabalhando. Não é a versão do filme ou trilha sonora. Eu tocava violão.”

Vídeo Bônus: Assista aos Stones cantando “You Can't Always Get What You Want” em seu filme The Rolling Stones Rock 'n' Roll Circus

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Destaque

    Ry Cooder: 1970 - 1987 (11 CD Box) 2013

      Ryland Peter "Ry" Cooder (nascido em 15 de março de 1947) é um músico, compositor e compositor de trilhas sonoras de filmes amer...