domingo, 27 de novembro de 2022

Nevs apresenta seu manifesto político e artístico em novo EP


 “NÃO FALAR OU CANTAR SOBRE POLÍTICA EM 2022, PARA UM ARTISTA, É SE ACOVARDAR EM MEIO A UMA MULTIDÃO DE CORAJOSOS. NÃO HÁ COMO SEPARAR MINHA ARTE DA POLÍTICA, POIS SENDO UM HOMEM NEGRO NESSE PAÍS, ATÉ MEU CORPO É POLÍTICO. O MEU MANIFESTO É, PARA ALÉM DA INDIGNAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DO POVO, UMA LUTA PELA MINHA SOBREVIVÊNCIA”.

Essa é a reflexão que o artista Nevs, de Nilópolis, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, faz sobre o seu mais novo trabalho, Manifesto, lançado na última sexta (30/9).

O artista não conseguiu deixar adormecida a necessidade de se expressar em um ano tão decisivo e importante. O trabalho ousado, político e cheio de atitude, temperado com a dose certa de acidez que traz a leveza necessária para lidar com temas tão complexos e importantes, conta com 6 músicas que foram produzidas nos últimos quatro meses no estúdio Estúdio Ópera 3. O projeto foi desenvolvido com o produtor Donnar, que também assina a produção do primeiro EP de Nevs, Coisa de Preto, lançado em 2019.

Com variadas e ricas influências de nomes como Kanye West, Beyoncé, Emicida, Christina Aguilera e Karol Conká, tanto na produção como na composição, todas as faixas são de autoria de Nevs e Donnar. Várias dessas músicas do EP marcam o tom de protesto e denúncia sendo proclamadas em tom de poesia e, literalmente, traz um manifesto contra a violência, opressões e absurdos vivenciados pelo artista, pela população negra, LGBTQIA+ e outros grupos minoritários.

“Ser artista no Brasil nos últimos anos não é fácil”

A obra foi criada para ser uma experiência de imersão no mundo lúdico do cantor e compositor pisciano, trazendo questionamentos raciais e seus desdobramentos políticos, culturais e sociais. “Ser artista no Brasil nos últimos anos não é fácil. Pra um artista inquieto, como eu, é impossível não falar, escrever e cantar sobre política. Eu sou um homem negro e meu corpo é político, eu corro risco diariamente e nos últimos tempos eu estou ainda mais na mira. Me expressar é o que eu posso fazer com alguma garantia”, afirma Nevs.

A capa de Manifesto foi idealizada em colaboração com Renato Assis“O conceito inicial focava mais na estilização da tipografia pra dar o foco total na mensagem das músicas, mas passou por transformações graças à influência de fotógrafo e designer”, comenta o cantor.

Foto: Renato Assis

“Falando escancaradamente sobre o governo atual e seus apoiadores, a hipocrisia de tantos, religião e preconceitos, essa é uma tentativa desesperada de entender a cabeça de parte da população, de tentar ter o mínimo de esperança nas pessoas, de desabafar e tentar respirar nesse mundo tão sufocante”, completa o artista.

Manifesto já está disponível nas principais plataformas de música.

Siga o Nevs:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Ry Cooder: 1970 - 1987 (11 CD Box) 2013

  Ryland Peter "Ry" Cooder (nascido em 15 de março de 1947) é um músico, compositor e compositor de trilhas sonoras de filmes amer...