terça-feira, 17 de janeiro de 2023

POEMAS CANTADOS DE SERGIO GODINHO

Toca e Foge

Sérgio Godinho


O teu amor quando palpita

Verdade seja dita

Põe rastilho no meu peito

Trinta batidas num só beijo

Sem defeito.


Feito tac e tic

O teu amor rebenta o dique

Feito tic e tac

O teu amor passa ao ataque

Feito tac e tic

O teu amor rebenta o dique

Feito tic e tac

Eu à defesa ele ao ataque

E toca e foge e toca e foge

É uma bomba relógio


O teu amor quando palpita

Verdade seja dita

Faz-me atrasar os ponteiros

Como a ostra esconde a pérola

Aos viveiros.


Feito tac e tic

Pérola solta-se a pique

Feito tic e tac

Faz-me o coração um baque

Feito tac e tic

Pérola solta-se a pique

Feito tic e tac

Faz-me o corpo todo um baque

E toca e foge e toca e foge

É uma bomba relógio.


Tou Bom

Sérgio Godinho


Eu posso ter maldades

mas sei que não sou maldoso

eu posso ter vaidades

mas sei que não sou vaidoso

eu só não gosto é que

me déem o dito por não dito

eu sei que foi penalti

e ninguem sopra no apito


Toda a gente assobia

para o lado que convem

fiquei com orelhas moucas

e a cabeça num vai-vem

enquanto eu fui e vim

alguem dormiu nos meus lençois

alguem me anda a fazer

mas é a cama, pois, pois



E a canção

chega então

ao optimista refrão

meu bombom

azedou

mas tou bom, tou bom

tou bom, tou bom, tou



No meu primeiro emprego

fui cobaia pago à hora

mandaram-me comer

dezoito dias só cenoura

e tirar a roupa toda

no mais frio dos invernos

"que forte é a juventude"

escreveram nuns cadernos



Fizeram-me ir provar

o mel doce das abelhas

e enquanto elas ferravam

examinavam as borbulhas

saí dali de rastos

com um trocado na algibeira

e desde aí só durmo

com a pistola à cabeceira



E a canção ...



Escrevi com maiúsculas

o nome num cupão

pra ver se entrava

num concurso de televisão

vou dar-me como exemplo

de virtudes e bondade

talvez que ganhe

uma viagem para outra cidade



Viagem para dois

vou com a minha namorada

sentados no avião

lendo uma banda desenhada

pensando nesta vida

que em destino me calhou

procura-se um heroi

e juro que não sei se sou

E a canção ...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Toad - Tomorrow Blue (1972 Switzerland, fantastic hard/blues rock - Japanese reissue)

01 Thoughts 02 Tomorrow Blue 03 Blind Chapman's Tales 04 Vampires 05 No Need 06 Change in Time 07 Three O'Clock in the Morning 08 Fl...