segunda-feira, 27 de março de 2023

Jan Akkerman – “Close Beauty”


775500Deixei passar o último álbum solo do ex-guitarrista do Focus, Jan Akkerman. Eu escutei inicialmente e simplesmente não me atingiu. Eu até pensei em como ele e o Focus deveriam se reunir, já que o último álbum do Focus não fez nada por mim também. Mas, como faço com frequência, decidi revisitar “Close Beauty” com novos ouvidos. Estou feliz por ter feito isso.

Não tenho certeza do que esperava de Akkerman quando ouvi isso pela primeira vez. Quero dizer, ele certamente mostra sua habilidade, embora boa parte disso seja feito em um violão. Isso subjuga algumas coisas, mas quando você presta mais atenção (como eu não fiz da primeira vez!), fica claro que ele é um talento incrível. As primeiras músicas, “Spiritual Privacy” e “Beyond the Horizon” têm uma vibração latina em sua execução, o que é muito legal. A faixa-título finalmente mostra um pouco de guitarra elétrica na segunda parte do solo. É uma bela peça que cruza o prog com new age e jazz.

As coisas realmente ficam interessantes com “Retrospection”, que tem um início maravilhosamente atmosférico que tem Akkerman usando seu botão de volume para solo sobre um fundo de órgão. A música começa um pouco antes de voltar a um solo acústico de jazz. A música tem muitos momentos e movimentos gostosos, a faixa cobre muito terreno. Adoro uma boa viagem! Um favorito com certeza.

O lento blues “Tommy's Anniversary” é outro favorito. Tem uma exuberância e um balanço que é realmente edificante. Akkerman é capaz de realmente se esticar neste. Esta é uma música que eu perdi completamente na primeira vez. Este é um que você tem que verificar. A seguir vem uma faixa de jazz funk chamada “Don Giavanni” que tem alguns grandes solos de Akkerman. Neste ponto, estou me perguntando o que diabos havia de errado comigo na primeira vez!!

Eu também gosto muito da papoula “Fromage”, que prova que Akkerman ainda pode escrever um refrão cativante. Tem também um solo gostoso claro! “Good Body Every Evening” é outra que eu gosto muito. Alguns de cair o queixo jogando aqui. Isso me lembra um pouco do vintage Jeff Beck (um dos meus favoritos). Canção fantástica! O ponto principal é que “Close Beauty” é uma beleza e eu precisava me aproximar para ver isso. Não perca este como eu quase fiz. Jan Akkerman não precisa de Foco. Ele tem seu violão e isso é tudo que ele precisa para fazer alguma beleza.

Avaliação: 9/10

Tracklist:
1. Spiritual Privacy (Sunset Tango) (7:02)
2. Beyond the Horizon (7:06)
3. Reunion (4:39)
4. Close Beauty (3:00)
5. Retrospection (6:13)
6. Passagaglia (2:56)
7. Tommy’s Anniversary (8:17)
8. Don Giovanni (4:06)
9. Meanwhile in St. Tropez (4:51)
10. French Pride (3:00)
11. Fromage (5:20)
12. Good Body Every Evening (8:16)

Rótulo: Music Theories Recordings
Data de lançamento: 25 de outubro de 2019
Bandcamp: janakkerman.bandcamp.com/album/close-beauty

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Psychedelic Obscurities Volume 3

      1.   Kak  -  HCO 97658   (1:35)    2.   Ladies W.C.  -  And Everywhere I See the Shadow of That Life   (3:11)    3.   Orphan Egg  -  U...