segunda-feira, 27 de março de 2023

Toundra – “Das Cabinet des Dr. Caligari”

 

Capa do álbum

A descoberta de uma nova música é um processo contínuo. Eu tenho que, ou melhor, devo argumentar com aqueles que dizem que conforme alguém envelhece como humano, você fica menos aberto a novas músicas. Esse não foi o meu caso para mim.

Toundra é uma banda madrilenha que lança música desde 2008. Das Cabinet des Dr. Caligari é o sexto álbum da banda.

O título deste álbum vem de um filme mudo clássico de 1920. (Existem algumas versões mais recentes por aí.) A banda criou uma trilha sonora para este filme, que eu nunca vi. Mas, como toda música maravilhosa sem palavras, meu cérebro criou visuais para acompanhar a música enquanto eu ouvia.

O cenário aqui provoca o mistério e as expectativas do que pode vir a seguir – talvez algo horrível, talvez algo estranho.

A guitarra conduz muitos dos temas apresentados. Um momento favorito para mim é a faixa
Akt III, onde o temperamento tranquilo do piano guia o ouvinte a um acúmulo de sonoridades que criam tensão no momento.

Todas as peças de cena apresentadas aqui fluem juntas, como boas trilhas sonoras devem fazer. A música também despertou meu interesse em ver o filme – e em conferir os outros álbuns de Toundra!

Das Cabinet des Dr. Caligari manteve meu interesse enquanto eu ouvia e nada parecia fora do lugar ou muito longo.

Se você gosta de bandas como The Fierce And The Dead e Explosions In The Sky, dê ouvidos a Toundra por um tempo.

Avaliação: 9/10

Tracklist:

1.Titelsequenz
2.Akt I
3.Akt II
4.Akt III
5.Akt IV
6.Akt V
7.Akt VI

Membros da banda:
Alberto Tocados (baixo, sintetizadores)
Alex Pérez (bateria)
David Paños “Macón” (guitarras)
Esteban Girón (guitarras)

Data de lançamento: 28 de fevereiro de 2020
Gravadora: InsideOut Music
Site: www.toundra.es/caligari.html
Facebook: www.facebook.com/toundra
Twitter: twitter.com/toundra
Instagram: www.instagram.com/toundra
Informações sobre o filme : www.imdb.com/title/tt0010323/?ref_=nv_sr_srsg_0

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

Blue Cheer - Outsideinside (1968)

  considerado por alguns como a obra prima do Blue Cheer, pois apesar de ainda ser "esporrento", traz uma boa dose de psicodelismo...