segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Eliza Neals: “Colorcrimes” (2024) CD Review

 

Fico animado sempre que Eliza Neals lança um novo álbum. E cada vez que ela o faz, parece que esse disco é exatamente o que precisamos, tanto como indivíduos quanto como nação. Seu poder, sua energia, sua paixão são coisas que quero liberar no cenário político instável deste país. Deveríamos ter tido nossa primeira presidente mulher até agora. Hillary Clinton venceu em 2016, mas por causa do absurdo totalmente ridículo e antiquado do Colégio Eleitoral, o país foi colocado nas mãos da pessoa menos capaz que esta nação vomitou em toda a sua história, e ainda estamos sofrendo. As mulheres perderam o direito de escolher por causa daquela eleição. O que precisamos são de vozes femininas ferozes para consertar as coisas. Quando ouço Eliza Neals, ouço uma voz assim. Seu novo álbum, Colorcrimes , apresenta todo o material original, escrito ou coescrito por Eliza Neals. Além de fornecer os vocais principais, ela também toca piano e órgão, e faz alguns de seus próprios vocais de apoio também. Michael Puwal coproduziu várias das faixas, atuou como engenheiro de mixagem do álbum e também tocou guitarra na maioria das faixas. Eliza Neals tem vários outros músicos se juntando a ela em várias faixas.

Eliza Neals abre o álbum com uma música intitulada "Heal This Land". Há um ótimo som de blues acústico cru quando começa, e a primeira linha que ela canta, depois de um zumbido tranquilo, é " Tudo vai ficar bem ". É tão bom ouvir isso dela, porque eu acredito nela. Logo ela está pedindo, " Bata palmas, bata palmas ", e ouvimos algumas pessoas batendo palmas no ritmo. E eu amo aquela batida constante do tambor, nos incentivando a marchar em direção a um mundo melhor. " Seja forte com suas convicções/Vai ficar tudo bem/Às vezes você precisa gritar e berrar ". Ah, sim, não há dúvidas sobre isso. Mas, mais importante, ela nos lembra no final, " Temos que fazer as pazes ". Esta é uma ótima faixa de abertura. A música fica elétrica então com "Banned In Jackson", e há mais poder e também mais alegria. Aqui ela está arrasando no blues, e esta faixa apresenta um bom trabalho de guitarra. Quero saber a história por trás dessa música, enquanto ela canta, “ Eu fui banida em Jackson, todo mundo sabe meu nome/Banned in Jackson, I wore a short skirt on stage .” Mark Leach entrega algumas coisas legais no órgão. Doug Woern toca baixo, e Justin Headley está na bateria.

Ela desacelera as coisas com a faixa-título do álbum, "Colorcrimes", que apresenta um bom trabalho nas teclas no começo, tanto no piano quanto no órgão (é Mark Leach novamente no órgão). Há uma beleza nessa música, tanto na execução quanto na entrega vocal. " Por que não podemos viver juntos/Apenas arranje tempo para a vida/Por que não podemos conversar sobre isso/Não faça da cor um crime. " Ela faz uma performance vocal incrivelmente comovente e apaixonada. Na metade do caminho, Eliza Neals canta, " Não há tempo para intolerância/Traição/E mentiras ." Uau, "Intolerância, traição e mentiras" poderia ser o lema do Partido Republicano. E enquanto ela repete a pergunta no final, " Por que não podemos ?", parece que ela está exigindo uma resposta, e que uma pode de repente sair correndo do céu para satisfazê-la, o universo naturalmente querendo obedecer.  Então "Something's Better Than Nothing" tem uma vibração mais brilhante e agradável, contendo elementos de soul e pop. “ Seja grato pelo que você tem/É melhor ter do que não ter/Algo é melhor do que nada .” Peter Keys está no piano elétrico, Jason Kott está no baixo e Tim Grogan toca bateria. Este também inclui palmas. E eu aprecio estes versos: “ Você acordou esta manhã, sem etiqueta no seu dedão/É melhor aproveitar sua vida antes que seja hora de ir .” Sim, de fato! Tanta coisa precisa ser mudada, mas é melhor nos aproveitarmos ao longo do caminho, porque tudo acaba muito cedo.

“ Você já sentiu como se parte de você estivesse morta? ” Eliza Neals pergunta no começo de “Love Dr. Love.” Quando a música começa, ela assume uma vibe funky deliciosa, o que é muito divertido. E essa faixa apresenta um trabalho legal de Luis Resto e Nick Haynes nos instrumentos de sopro. Sério, tudo nessa faixa é delicioso, particularmente a performance vocal de Eliza Neals, que é animada, divertida e maravilhosa. Há algo surpreendentemente edificante nessa faixa. Perto do final, há uma breve seção em que de repente estamos caminhando por uma rua em Nova Orleans, antes de começar de novo. Essa música foi escrita por Eliza Neals, Barrett Strong e Brian Lord, e é uma das minhas favoritas. Então, no começo de “Sugar Daddy,” Eliza canta, “ I'm just a girl .” Apenas uma garota? Vamos lá! Essa acaba sendo outra faixa divertida, também com palmas. É, eu suponho, uma espécie de canção de amor, mesmo que não seja sobre um amor verdadeiro. Foi escrita por Barrett Strong e Eliza Neals. É seguida por “Candy Store”, um número totalmente delicioso que pega um ritmo de blues familiar e corre com ele. Adoro a maneira como esses vocais de apoio suaves contrastam com a entrega crua de Eliza. Kimberli Wright se junta a Eliza Neals nos vocais de apoio. Além disso, esta apresenta algumas coisas excelentes no piano e no órgão. John Galvin está no órgão para esta. “ Ninguém quer nada na sua loja de doces (Não, não, não, não)/A palavra na rua diz fechado para sempre (Não, não, não, não) .”

“Found Me Another” tem algo de pop misturado ao blues. “ Estou farta e cansada deste jogo perverso/Vou direto com você, baby/Estou indo embora/Para longe de você .” Adoro aquela parte perto do final quando ela simplesmente se solta do cara: “ Estou tão cansada do seu rosto, estou tão cansada da sua bagunça/Estou tão cansada de você falando comigo e de todas as suas mensagens .” Jason Kott está no baixo, e Jeffrey Fowlkes toca bateria nesta faixa. O álbum então conclui com “Friday Night (All Day Long),” que tem uma boa energia de rock. A música foi escrita por Eliza Neals e Michael Puwal. Aqui Eliza nos diz, “ Eu verifiquei minha conta bancária/Descobri que todo o meu dinheiro foi gasto/O aluguel estava vencido, eu tinha decisões a tomar/Hoje começou como um grande erro/Nada está indo do meu jeito/Meu horóscopo disse que Mercúrio está retrógrado .” Ah, então o que uma pessoa pode fazer? De qualquer forma, nada disso pode ser resolvido em uma sexta-feira à noite, então é melhor você se divertir. Às vezes, você tem que decidir que nada vai atrapalhar sua diversão. Os problemas provavelmente continuarão lá depois, mas podem ser mais fáceis de lidar se você tiver tirado um tempo primeiro para se divertir.

Lista de faixas do CD

  1. Heal This Land
  2. Banned In Jackson
  3. Colorcrimes
  4. Something’s Better Than Nothing
  5. Love Dr. Love
  6. Sugar Daddy
  7. Candy Store
  8. Found Me Another
  9. Friday Night (All Day Long)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

ROCK ART