Para uma banda que esteve junta por apenas cinco anos, The Smiths deixou uma marca cultural considerável. Parece que Johnny Marr passou os quase 40 anos desde a separação da banda se dedicando a tudo – seja participando do Modest Mouse ou do The Cribs, gravando com o também lendário músico de Manchester, Bernard Sumner, no Electronic, e até mesmo aparecendo no programa de painel Would I Lie to You ?.
No entanto, quando se trata do material solo de Marr, sempre parece faltar algo. The Age of Everything é seu quinto álbum solo, e o próprio artista o considera o primeiro com o qual se sente completamente à vontade. Definitivamente, contém alguns de seus melhores trabalhos solo até hoje e, embora não haja grandes surpresas, é um álbum muito sólido no geral.
Como era de se esperar, dado que este é um dos melhores guitarristas de sua geração, o álbum está repleto de solos de guitarra impressionantes. A faixa de abertura, "Spin", é gloriosamente brilhante, com riffs que elevam a música a outro patamar. Inevitavelmente, surgem algumas comparações com The Smiths – o acorde inicial soa como se estivesse prestes a iniciar "Panic", e mais adiante no álbum, "In And Out Of Love" apresenta uma vaga semelhança com "Never Had No One Ever".
O que mais impressiona em The Age Of Everything, no entanto, é o aprimoramento das habilidades de composição de Marr. Beyond The Rain é um hino grandioso e cativante, com um refrão poderoso, e Ophelia tem uma atitude que estava faltando em grande parte da carreira solo de Marr. A voz de Marr pode não ser a mais marcante, mas é forte e clara, e se encaixa perfeitamente nessas músicas.
"That Feeling" também impressiona, repleta de guitarras atmosféricas com reverb que praticamente desfilam, enquanto "Fire With Fire" mal para para respirar – embora a voz de Marr nessa faixa soe um pouco como se ele estivesse imitando Morrissey, musicalmente é um dos melhores momentos do álbum.
A única ressalva é que, às vezes, o álbum parece um pouco monótono. Não há firulas – e, sem dúvida, não há necessidade delas, com Marr em ótima forma e a seção rítmica de Iwan Gronow e Jack Mitchell dando o tom perfeito. No entanto, depois de um tempo, pode se tornar um pouco previsível na segunda metade, em faixas como "Just Once More", enquanto uma música como "How Come" soa um tanto genérica.
Encerrando com "All In A Life" (aparentemente escrita enquanto Marr estava sentado na linha Bakerloo do metrô por horas, testemunhando de perto a correria do dia a dia), uma faixa épica com mais de cinco minutos de duração e repleta de efeitos de guitarra com eco, " The Age Of Everything" é um álbum que mostra que Johnny Marr não precisa viver à altura do seu passado. Embora este não seja um álbum que vá mudar a vida de ninguém, é provavelmente o melhor trabalho solo de Marr até hoje e, para os fãs de longa data, será mais do que satisfatório
Sem comentários:
Enviar um comentário